Compare apps e saiba qual é o mais seguro

Desde que o WhatsApp anunciou mudanças em sua política de privacidade, muitos usuários migraram em massa para aplicativos concorrentes, como o Telegram e o Signal. O Telegram bateu 500 milhões de usuários e o Signal teve recordes de download nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Os usuários do WhatsApp têm até amanhã para aceitar os novos termos de uso. Caso contrário, terão recursos limitados no aplicativo. Quem não concordar com as novas condições de privacidade seguirá recebendo mensagens e ligações “por um curto período”, segundo a empresa, mas o envio e leitura de mensagens será restringido posteriormente.

Entre as mudanças nos Termos de Uso e na Política de Privacidade do WhatsApp estão o compartilhamento de dados relativos à atividade do usuário no aplicativo. A empresa não terá acesso ao conteúdo das conversas, mas poderá acessar informações como contatos frequentes, localização, interações com contas de empresas no aplicativo, entre outros.

Muitos usuários passaram a procurar alternativas ao WhatsApp por não concordarem em ceder tais informações. O Poder360 explorou as funcionalidades de cada aplicativo de mensagem, conversou com especialistas sobre a segurança e criptografia dos apps e montou infográficos para explicar suas diferenças.

USABILIDADE

Em termos de usabilidade, o Telegram se destaca do WhatsApp e do Signal. É o aplicativo que tem mais recursos e facilidades para o usuário.

Entre as maiores vantagens exclusivas do Telegram estão a possibilidade de editar mensagens já enviadas (o texto é corrigido também no app do destinatário), apagar mensagens enviadas sem deixar rastros e sem limite de tempo depois do envio, maior capacidade de usuários por grupo e maior limite de tamanho de arquivos para envio. Também permite o agendamento de mensagens.

VERSÕES WEB

Todos os 3 aplicativos têm suporte para versão web. No Telegram e no WhatsApp, o acesso pelo desktop pode ser feito por meio do navegador ou aplicativo instalado no computador. No caso do Signal, o acesso é realizado somente por meio do aplicativo.

O Signal e o WhatsApp requerem o celular conectado à internet para o uso da versão web. Isso produz dificuldades para o usuário, que muitas vezes quer usar a versão no desktop, mas o computador não reconhece a proximidade e conexão do celular e o serviço fica indisponível.

Já o Telegram só requer o celular para o 1º login em um novo dispositivo. Depois de logado, não é necessário que o dispositivo móvel esteja conectado ao wifi para utilizar a versão web. O uso no computador também tem login com 2 fatores, o que aumenta a segurança.

No caso do WhatsApp e do Signal, a sessão web é automaticamente desconectada caso o celular perca a conexão com a internet. O Telegram não requer o celular conectado e permite múltiplas sessões ativas, enquanto o WhatsApp e o Telegram só permitem usar uma sessão por vez. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.