Chuvas deixam mais de 130 desabrigados em PE

 

Folha de Pernambuco

O temporal que assola regiões de Pernambuco desde ontem deixou ao menos 102 pessoas desabrigadas e 36 desalojadas no Estado, segundo balanço divulgado, na manhã de hoje, pela Coordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). As fortes chuvas seguem causando diversos pontos de alagamento e muito transtorno nesta sexta-feira.

De acordo com o órgão, foram registrados 39 deslizamentos de barreiras: 12 em Igarassu, 8 no Cabo de Santo Agostinho, 8 em Ipojuca, 5 em Olinda, 2 em Jaboatão dos Guararapes, 1 em Paulista, 1 no Recife, 1 São Lourenço e 1 em Tracunhaém. A situação mais crítica é a de Tracunhaém, onde 60 pessoas estão desabrigadas segundo a Codecipe.

Em Sucupira, Jaboatão dos Guararapes, um adolescente de 16 anos morreu num deslizamento de terra e os bombeiros seguem procurando a irmã mais nova, de 11 anos, e os pais.

A Defesa Civil do Estado segue atuando e monitorando a situação com o apoio das coordenadorias municipais. Em caso de emergências, a Central de Operações da Codecipe deve ser acionada no 199 ou (81) 3181-2490. Os moradores também podem acionar os Bombeiros, no 193, e o Samu, no 192.

A chuva deve permanecer ao longo de toda a sexta-feira, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A agência informa que o grande volume de chuvas acontece devido à atuação de um sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL).

Esse sistema é considerado comum para essa época do ano, porém está caracterizado por bastante umidade e possibilitando chuvas com intensidade moderada a forte, com aumento gradativo.