Secretário de Saúde de Itatiaia é preso por acusação de fraude na compra de equipamentos de combate à pandemia

Na manhã desta quinta-feira (29), durante uma operação da Polícia Civil do RJ e do Gaeco do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o secretário de Saúde de Itatiaia, Marcos Vinícius Gomes, e outras quatro pessoas foram presas.  Segundo as investigações, notas fiscais foram emitidas sem que os equipamentos de proteção tenham sido entregues.

Segundo o Ministério Público, o Município de Itatiaia comprou produtos sem licitação da empresa Latex Hospitalar em quantidade desproporcional às necessidades da cidade. A aquisição total foi de R$ 3 milhões, mas mesmo com o pagamento inicial de R$ 1,4 milhões, os materiais não foram entregues à secretaria de Saúde.

Ainda de acordo com a denúncia, o ex-secretário de Planejamento de Itatiaia, Marcelo de Oliveira Pinheiro, chegou a ser passar por policial para constranger servidores públicos para que eles entregassem notas fiscais da prefeitura mesmo sem os produtos terem sido entregues.

Foram denunciados ainda o policial militar Rafael Mendes Gonçalves Silva,  Guilherme Nelson Van Erven Sabatini, Julio César Dalboni de Moura, Aline Crislaine de Oliveira Pinheiro e Livia Monteiro de Barros Jorge Gomes. Dos sete suspeitos de integrarem a organização, apenas Aline e Livia não tiveram a prisão preventiva solicitada, uma vez que não representam risco à ordem pública, à instrução processual e à aplicação da lei penal.