Bolsonaro critica decisão de Barroso e sobe o tom com o ministro

O presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que, na noite de ontem (8), obrigou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar “negligencias” do governo federal na luta contra a pandemia de covid-19.

“O Brasil está sofrendo demais. O que menos precisamos é de conflito. Respeito completamente a Constituição. Não tem um pingo fora das quatro linhas da mesa”, declarou o Presidente da República, à CNN Brasil.

“A população cada vez mais se conscientiza. Agora, seria bom se todo mundo jogasse dentro das quatro linhas”, acrescentou Bolsonaro.

O presidente ainda afirmou que “não há dúvida de que há uma interferência do Supremo em todos os Poderes”

“Barroso, nós conhecemos teu passado, a tua vida, o que você sempre defendeu, como chegou ao Supremo Tribunal Federal, inclusive defendendo o terrorista Cesare Battisti. Então, use a sua caneta para boas ações em defesa da vida e do povo brasileiro, e não para fazer politicalha dentro do Senado Federal.”

“Agora, no Senado, tem pedido de impeachment de ministro do Supremo. Eu não estou entrando nesta briga, mas tem pedido. Será que a decisão não tem que ser a mesma também, para o Senado botar em pauta o pedido de impeachment de ministro do Supremo?”, afirmou Bolsonaro.

O presidente ainda usou seu perfil no Twitter para expor sua opinião sobre a decisão do magistrado.

Jair M. Bolsonaro
@jairbolsonaro
– Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. – Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política. – Pres Jair Bolsonaro.
9:35 AM · 9 de abr de 2021
27,8 mil
2,6 mil
Compartilhar este Tweet

Em tradicional conversa com apoiadores na entrada do Palácio do Planalto, o presidente voltou a questionar sobre a abertura de pedidos de impeachment contra magistrados. “Se tiver moral, um pingo de moral, ministro Barroso, mande abrir o processo de impeachment contra alguns dos seus companheiros do Supremo Tribunal Federal”, desafiou o presidente.

Nesta sexta-feira,(9), após o presidente Jair Bolsonaro criticar a atitude do ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal emitiu uma nota em resposta:

“O STF reitera que os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis e que, dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país” afirma a nota.