Livro injeta polêmica sobre as pandemias

Em tempos de pandemia de coronavírus, página cruel e triste da humanidade, o jornalista José Adalberto Ribeiro, ex-colunista político do Diário de Pernambuco, traz uma boa reflexão envolvendo outras tragédias sanitárias, como a gripe Espanhola, também conhecida como gripe de 1918, vasta e mortal pandemia do vírus influenza.

Adalberto fez uma ampla pesquisa e constatou que de janeiro de 1918 a dezembro de 1920, a gripe Espanhola infectou mais de 500 milhões de pessoas, um quarto da população mundial na época. No seu estilo bem humorado e irônico de escrever o cotidiano, o bicho grilo, andarilho da Jaqueira, desafia até a ciência, mostrando que não entende apenas de política, mas de mundo virático também.

Ele fez questão de me entregar autografado o primeiro exemplar ainda cheirando a tinta das fornalhas impressas da editora Bagaço, do meu amigo Arnaldo Afonso. Já estou mergulhado na leitura. O prefácio é do professor Nestor Aciolly, intelectual erudito e refinado, segundo descreve o próprio Adalberto.

Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS