Sinpol anuncia lockdown na Segurança Pública

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) anunciou, durante uma coletiva de imprensa, ontem, um movimento de “lockdown” na segurança pública, onde os policiais civis vão parar as atividades, amanhã, das 8h às 12h. A categoria irá suspender os serviços prestados em todo o Estado.

De acordo com o presidente do SINPOL, Rafael Cavalcanti, a paralisação acontecerá também nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.

Em Pernambuco, serão suspensos a confecção de Boletim de Ocorrência (BO), a lavratura de flagrante, a lavratura de TCOs, intimações, investigações, cumprimento de mandatos de prisão, dentre outros serviços, com exceção dos serviços do Instituto Médico Legal (IML). Os policiais civis exigem a vacinação imediata de toda a categoria, que está exposta de forma negligente à Covid-19, EPIs para os policiais, mínimas condições de trabalho e, ainda, protestam contra a PEC 186.

“Nossa categoria já vinha sofrendo sem estrutura necessária para desempenhar seu trabalho com segurança e, com o advento da Pandemia, a situação ficou ainda mais precária, sem o fornecimento de EPIs. Desde o início da Pandemia, morreram mais policiais em decorrência da Covid-19 do que em confronto com a criminalidade. Foram mais de 80 policiais que perderam a vida nos últimos 12 meses. Chegamos ao nosso limite. Queremos vacina para toda a categoria, condições de trabalho e nosso grito de não à PEC 186”, ressaltou Rafael Cavalcanti, que informou ter solicitado, através de oficio ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde, em janeiro, a prioridade da vacina aos Policiais Civis e, até hoje, não obteve nenhuma resposta concreta de quando a categoria será vacinada.