MPF de Goiás emite nota defendendo tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina e ivermectina

O Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO) emitiu uma nota técnica em que apoia o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina no tratamento precoce contra a Covid-19.

O documento, publicado nessa terça-feira (02), tem 117 páginas e leva o título “As evidências científicas acerca do atendimento integral das pessoas acometidas com a Covid-19: o estado da arte atual, com ênfase no tratamento na fase inicial (replicação viral) da doença”.

De acordo com o documento, existem evidências científicas que comprovam os benefícios dos medicamentos. O estudo foi solicitado pelo procurador da República Ailton Benedito, ex-secretário de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do MPF.

O texto é assinado pelos infectologistas Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves; pela biomédica Rute Alves Pereira e Costa; e pelo psicólogo Bruno Campello de Souza.

O material foi encaminhado a órgãos e instituições ligados ao enfrentamento da pandemia. O MPF aponta no material que a “aplicação de políticas de ‘tratamento inicial’ em larga escala já foi realizada em outros países do mundo” e que “há diversos protocolos de sucesso na temática do tratamento inicial no Brasil e no âmbito internacional”.