Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, apesar da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) ter ocorrido por causa dos seus ataques verbais aos ministros do Supremo Tribunal Federal, ela também teria ocorrido como um recado aos militares das Forças Armadas.

“A prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi, segundo ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), um recado também aos militares que defendem a pressão feita pelo general Eduardo Villas Bôas sobre a Corte no julgamento da prisão de Lula, em 2018?, informou a jornalista, com destaque nosso.

Villas Bôas deu detalhes da publicação de um célebre tuíte que ele publicou na véspera do julgamento, dizendo que o Exército compartilhava um “anseio de repúdio à impunidade”. A mensagem teria sido escrita com a ajuda de outros integrantes da cúpula das Forças Armadas.

Opinião Crítica

Ora, se for verídica a informação da jornalista, trata-se de algo grave em termos institucionais, pois fica evidenciado uma espécie de revanchismo por parte do STF contra os militares, sendo Daniel Silveira um possível bode expiatório desse imbróglio entre os poderes.

Algo que chama atenção, também, é o fato da jornalista Mônica Bergamo ter acesso a esse tipo de informação, ou seja, de uma fala vinda dos ministros, mas sem identificá-los. A impressão que temos é a de que comentários “vazados” dessa natureza parecem propositais, e a pergunta que fazemos é: com qual objetivo? Veja também:

Deputada Federal integrante da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, a Major Fabiana, do Rio de Janeiro, disse que a prisão do seu colega, Daniel Silveira, na última terça-feira, após fazer críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal, deverá ser revogada pelo Parlamento. Para a Major, se a Câmara dos Deputados mantiver a prisão de Silveira, estará sendo desmoralizada diante da sociedade, enquanto Casa que representa o povo brasileiro, visto que considera a decisão do ministro Alexandre de Moraes “ilegal”.

“Acordar com essa bomba, justamente caindo em cima do meu irmão me fez ficar zonza. Ou a Câmara dos Deputados reverte imediatamente essa prisão ilegal ou estaremos desmoralizados enquanto representantes do povo brasileiro”, escreveu a parlamentar em seu Twitter.

Nesta tarde, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia a decisão de Moraes, se mantém ou não a prisão de Silveira. Segundo informações que já circularam nos bastidores de Brasília, a maioria dos ministros deverá formar consenso pela manutenção da prisão.

A Câmara dos Deputados, por outro lado, tem o prazo de 24 horas para decidir se mantém ou não a prisão de Silveira. A tendência é que deputados da base governistas votem pela absolvição do PM com base na prerrogativa de imunidade parlamentar.

“A Ordem Constitucional se apequena com a prisão de ontem. Determinar a prisão de um deputado por crime de opinião é um desrespeito direto à Constituição, uma vez que os parlamentares têm imunidade material, sendo invioláveis por suas opiniões, palavras e votos (art.53, CF)”, comentou a deputada Carolline de Toni.