PCR afirma enfrentar violência contra a mulher

 

Houldine Nascimento

Diante da repercussão de um novo caso de assédio sexual no transporte público do Recife, no último dia 19 de janeiro, o Blog publicou, no dia seguinte, uma reportagem sobre uma startup (empresa emergente) com DNA pernambucano especializada no enfrentamento a esse tipo de violência contra a mulher. A Nina foi fundada em 2016 pela empreendedora recifense Simony César e é um caso bem-sucedido: desde março de 2019, a tecnologia da startup está integrada à plataforma Meu Ônibus, da Prefeitura de Fortaleza, e tem permitido que a população fortalezense denuncie importunações no transporte coletivo.

Conforme apuração do Blog, a criadora da Nina foi convidada pela secretária municipal da Mulher, Glauce Medeiros, em 21 de janeiro, para uma reunião um dia depois de a reportagem ser publicada. Um movimento positivo por parte da Prefeitura do Recife, mas que não prosperou, conforme relato de Simony no Instagram da Nina.

“Cobrimos uma área com 1 milhão de usuários transportados por dia na capital cearense. Trouxemos dados inéditos para o Brasil e pro mundo. Quando a população pernambucana, quando a população recifense poderá fazer uso de uma tecnologia genuinamente pernambucana, premiada nacional e internacionalmente, mas que não foi abraçada pela gestão nem na esfera estadual e nem no município do Recife? Tentamos diálogo desde 2016. Durante esse período, a cada 4 segundos um caso de assédio ocorre no transporte público (FBSP, 2018)”, declarou no último dia 29.

Resposta da Prefeitura do Recife

O Blog procurou a Prefeitura do Recife para saber quais medidas estão sendo tomadas para o enfrentamento deste e de outros tipos de violência presentes no cotidiano feminino. Confira a resposta por meio de nota:

“Criada no dia 1º de janeiro de 2013 pela Lei nº 17.885, a Secretaria da Mulher do Recife tem a finalidade de implantar políticas públicas que promovam a igualdade entre mulheres e homens. Ações e projetos consideram, em sua formulação e execução, a diversidade de mulheres na população e o enfrentamento de todas as formas de opressão. Entre as principais ações da Prefeitura do Recife para a prevenção da violência doméstica e sexista contra as mulheres estão a Comunicação para Igualdade de Gênero e a Formação para Igualdade de Gênero.

A Comunicação para Igualdade de Gênero é realizada através da implementação de campanhas educativas e informativas, durante todo o ano, em períodos como: carnaval (contra o assédio sexual, no centro da cidade e em polos descentralizados da folia); Dia Internacional da Mulher (8 de março, nas ruas e em equipamentos da prefeitura); São João (em junho, contra o assédio sexual, concentra-se principalmente no Sítio da Trindade e Casa Amarela); Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho, para fortalecer a cultura e empoderar as mulheres negras); Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto, com atividades de inclusão social e contra o preconceito);  Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (em novembro e dezembro).

A Formação para Igualdade de Gênero atua na formulação, coordenação e articulação de ações formativas – como cursos, seminários e rodas de diálogo. As ações de formação são ofertadas para os servidores e as servidoras da Prefeitura do Recife e para o público em geral, através de projetos e parcerias.

A Prefeitura do Recife também oferece atendimento às mulheres em situação de violência em espaços como o Centro de Referência Clarice Lispector, que faz o acompanhamento sistemático das usuárias; e o Centro Sony Santos, que fica no Hospital da Mulher, onde são atendidas as mulheres que precisam de cuidados médicos. O primeiro atendimento e acolhimento das mulheres em situação de violência também é ofertado no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago – uma parceria com o Governo do Estado – e nas salas de atendimento da Secretaria da Mulher nos Compaz.”

BLOG DO MAGNO MARTINS