Operação da PF investiga desvios na saúde em Timbaúba

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, a operação Desmame, que mira desvios milionários do Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados a contratos de fornecedores de material hospitalar e medicamentos em Timbaúba, na Mata Norte pernambucana, entre 2013 e 2016. O atual prefeito, Marinaldo Rosendo (PP), é um dos investigados. As informações são da Folha PE.

Desde 2017, a PF apura provas que possam confirmar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro, que chegam à quantia total de R$ 7,9 milhões na cidade. Inicialmente, após uma denúncia anônima e instauração do inquérito policial, a PF confirmou o favorecimento de uma distribuidora sediada em Timbaúba. Durante as investigações, foram confirmadas transações financeiras com empresas do grupo empresarial de um dos prefeitos da cidade à época dos fatos.

Para averiguar as suspeitas sobre a prática de crime de fraude à competitividade em processos licitatórios, desvio de recursos públicos praticado por prefeitos e lavagem de dinheiro, foram mobilizados 50 policiais federais. Na Operação Desmame, foram realizados mandados de busca e apreensão em dez endereços nas cidades de Recife, Olinda e Timbaúba.

Os alvos da operação são políticos, empresários, servidores e ex-servidores da Prefeitura de Timbaúba, dentre os quais os prefeitos do município que se sucederam no período sob investigação. As penas pelos crimes, somadas, podem chegar a 26 anos de prisão.

“Castelo”

A Polícia Federal ainda divulgou imagens de um imóvel do atual prefeito de Timbaúba, que ainda está em construção. De características pomposas, o local foi comparado com um mini-castelo, pela investigação. Está sendo averiguada a ligação entre a construção do imóvel e os recursos desviados.