Manaus tem vacinação suspensa após filhos de políticos serem pegos “furando fila”

Do UOL — A vacinação de profissionais de saúde em Manaus foi suspensa por um dia para uma redefinição das prioridades dentro do grupo que está sendo imunizado contra a covid-19 com as primeiras doses da CoronaVac disponíveis na cidade.

A decisão foi tomada em reunião entre as secretarias de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM) e Municipal (Semsa-Manaus) e leva em consideração a quantidade de doses de vacina entregues pelo pelo Ministério da Saúde. Segundo cálculo das autoridades locais, o número disponível é suficiente para atender 34% dos profissionais da área que atuam no estado.

Hoje, as secretarias irão discutir os critérios que vão determinar as pessoas que serão imunizadas com o primeiro lote das vacinas. A prioridade será a profissionais que estão mais expostos ao novo coronavírus.

Segundo cálculo das autoridades locais, o número disponível é suficiente para atender 34% dos profissionais da área que atuam no estado.

Para que a lista seja realizada, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a secretaria de saúde de Manaus.

A expectativa é que, após a reorganização, a vacinação em profissionais da saúde recomece amanhã. Funcionários do Samu são exceção e continuarão a ser vacinados hoje, conforme programação inicial.