Governadores pressionam Pazuello a antecipar vacinação

 

Governadores de diferentes estados trabalharam até tarde da noite de ontem para convencer o ministro Eduardo Pazuello e sua equipe a antecipar a data nacional de vacinação para amanhã.

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda o processo de distribuição das quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados e o Distrito Federal. O uso emergencial do imunizante, assim como o da vacina de Oxford, foi aprovado neste domingo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A informação sobre a antecipação da vacinação foi confirmada ao blog da Andréia Sadi, hoje, pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Segundo ele, o pedido para antecipar a vacinação é o “ponto principal” do encontro do Fórum dos Governadores do Brasil com o Ministro da Saúde, nesta manhã, em Guarulhos, que marca o envio aos estados os primeiros lotes da vacina CoronaVac.

“Não é razoável ficar para quarta-feira se chegam vacinas nos estados a partir de hoje [terça-feira] e se é possível chegar em todos os estados [capitais] nos voos que saem agora pela manhã de Guarulhos. Um dia nacional de vacinação na situação do Brasil faz muita diferença. Serão muitas vidas salvas”, afirma Dias.

Pazuello anunciou a data nacional de vacinação para quarta-feira (20) às 10 horas.