Caso Governo Federal não agilize vacinação, Recife executará plano de imunização a partir de março

Prefito do Recife João Campos foto:Rodolfo Loepert
Caso o Governo Federal não agilize as compras das vacinas da covid-19, o Recife começará a executar seu plano de vacinação a partir do final de março. “O que não podemos aceitar é que Recife não tenha um plano de imunização”, disse o prefeito João Campos (PSB). As declarações do gestor da capital foram dadas em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (11). Segundo o socialista, a logística de vacinação na Cidade já está sendo planejada mesmo sem a oficialização do governo de comprar o imunizante.

“A gente tem uma previsão tanto do Butantan quanto da Fiocruz, em três meses. Entrei em contato com o Butantan, entrei em contato com a presidente da Fiocruz, vi qual era o plano de fabricação”, explicou João Campos. “É importante dizer que eu mandei um ofício para o Ministro da Saúde pedindo para priorizar também os professores, então todos os professores da rede básica e profissionais da educação, para eles saiam do grupo 4 de prioridade, para o primeiro grupo. Porque a gente precisa construir um caminho seguro de volta às aulas”, concluiu.

O enfrentamento à pandemia foi uma das promessas de campanha do prefeito João Campos no ano passado. Para isso, foi criado o comitê da vacina. Na semana passada, a prefeitura anunciou a formalização da intenção de compra de um milhão de doses de vacina da covid-19 junto ao Butantan. A Compra acontecerá caso a vacina não seja distribuída pelo Governo Federal.

FOLHAPE