Para interlocutores, prisão de Crivella é um alerta para que Bolsonaro reavalie o tom de seu discurso

Bolsonaro tem se afastado do discurso da campanha eleitoral

Valdo Cruz
G1

A prisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, é um alerta para o presidente Jair Bolsonaro avaliar uma mudança de tom do governo em relação ao discurso da campanha eleitoral, quando usou como uma das principais bandeiras o combate à corrupção.

Interlocutores do presidente da República destacam que Bolsonaro tem se afastado do discurso da campanha eleitoral, o que pode fragilizá-lo na disputa pela reeleição. A prisão de Crivella, que Bolsonaro apoiou na eleição do Rio, só reforça esse distanciamento entre a prática do governo e o discurso da eleição presidencial.

PERDA DE VOTOS – Para esses interlocutores, essa mudança de tom levará à perda de votos obtidos em 2018 na campanha de 2022. Segundo eles, o presidente tem dois caminhos — ou retoma o discurso inicial, amparado na prática do governo, ou busca novos votos, como aqueles que podem ser garantidos com um novo programa social.

Para isso, porém, será fundamental, destacam auxiliares presidenciais, garantir uma retomada forte da economia, que permita exatamente ganhar o apoio que ele não teve na eleição presidencial em regiões como o Nordeste.

Adversários de Bolsonaro lembram que voltar ao discurso de campanha está cada vez mais difícil, principalmente com as investigações em curso relacionadas aos filhos do presidente da República e também de seus apoiadores.