O Capibaribe é um rio socialista moreno. Por José Adalbertovsky Ribeiro

comentarista Por José Adalbertovsky Ribeiro – Jornalista e escritor 

MONTANHAS DA JAQUEIRA – As ondas vermelhas e infravermelhas e os ventos amarelos sopraram nos altos coqueiros desta Capitania Hereditária da Nova Lusitânia. E o vento levou as nuvens conservadoras da direita. Mendonça Filho navegava tranquilo na praia rumo ao segundo turno. Subitamente, não mais que subitamente, as águas conservadoras se apartaram e Mendoncinha dançou.

O Rio Capibaribe hoje é um rio amarelo do PSB, assim feito o rio Yangtse no Império Continental da China. Mas, o Capibaribe não é um rio comunista, é um rio socialista moreno claro à moda tropical. O Danúbio Azul, rio da direita, só existe em Viena, na Áustria, onde os peixinhos dançam a valsa de Strauss. Os peixinhos morenos de Pernambuco dançam frevo e maracatu, xaxado e baião.

Os peixinhos sertanejos do São Francisco, nas querências do senador Fernando Bezerra Coelho, transportam a bandeira azul e branca do prefeito reeleito Miguel Coelho. É o rio que corre nas veias do senador Fernando Bezerra Coelho e seus discípulos. Bandeira branca!

Sob a luz da real política, é inverossímil a lenda circulante e maledicente de que a mãe do prefeito eleito João Campos, Renata Campos, exerce superpoderes no PSB, por ter sido a costela do fenômeno político Eduardo Campos. Seja dito que ela é uma profissional do serviço público, mãe de cinco filhos e sem histórico político-partidário. Quem manda no PSB é um tal de Geraudo Covid Julho, ele e suas ambições de poder.

Jovem brilhante e bem formado, Joaozinho tem um futuro promissor no PSB, noves fora a herança do Covidão de Geraudo et caterva. Brilha uma nova estrela, João Campos faz parte da nova esquerda. Nesses luzeiros também brilha o prefeito reeleito de Petrolina, Miguel Coelho. A próxima sucessão estadual passa necessariamente pelas águas do Rio São Francisco em Petrolina antes de ancorar nas ribeiras do Capibaribe no litoral.

A deputada Priscila Krause, altiva e combativa, energiza a sua geração. Tem energia potencial capaz de acionar a energia cinética do bom conservadorismo em Pernambuco. O conservadorismo retrógrado é movido pelas forças da inércia.

O ainda prefeito Geraudo Julho faz parte de uma geração intermediária da safra de postes lançada por Eduardo Campos, ao lado do governador Paulo Câmara.

Prefeita reeleita de Caruaru, Raquel Lyra, vem da boa estirpe de João Lyra pai, João Lyra avô e Fernando Lyra tio. No litoral, no Agreste e no Serão de Pernambuco, estas novas ondas, novas águas e novas luzes anunciam o advento e ascensão de uma geração política promissora em Pernambuco.