Na briga pelo Congresso, Lira acena ao PT e DEM

Os pobres mortais apostam no óbvio: na disputa pela presidência da Câmara, a esquerda deve se aliar ao candidato escolhido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) –que faz oposição ao presidente Bolsonaro – e não ao candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL).

Mas vale para a política aquela música do Caetano Veloso sobre São Paulo. Dizia: “Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso/ do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas/ da força da grana que ergue e destrói coisas belas”.

Arthur Lira, que lança formalmente hoje sua candidatura, está em plena conversa com as oposições. Tem prometido que não fará da Câmara um anexo do Palácio do Planalto. Oferece, caso seja eleito, apoio a um projeto com novas formas de financiamento dos sindicatos, mudanças na Lei da Ficha Limpa e até não levar adiante pautas de costumes conservadores defendidas pelo governo Bolsonaro.

Já conversou com o líder do PT, Enio Verri (PR), e o líder da Minoria, José Guimarães (PT-CE). Ele manteve uma vídeo conferência com a bancada do PCdoB que durou uma hora e esteve com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do PSB. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.