PF prende corruptos que agiram no governo de Cid Gomes no Ceará

O suposto esquema atuou em consignações de servidores e operou entre 2008 e 2014, na gestão do ex-governador do Ceará, Cid Gomes, entre 2008 e 2014.

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (3) quatro mandados de prisão temporária e outros 26 de busca e apreensão em investigações sobre operações irregulares de crédito consignado durante o governo de Cid Gomes, no Ceará entre 2008 e 2014.

Há indícios da participação de um ex-secretário da Casa Civil do estado, alvo da ação de hoje. Arialdo Pinho – ex-secretário da Casa Civil do Governo Cid Gomes (2007-2015) e atual Secretário de Turismo do governo Camilo Santana – , que tem endereços vasculhados pela PF. Seu genro, empresário e contador, é alvo de mandado de prisão.

A Polícia Federal afirma que o genro do ex-secretário da Casa Civil investigado também é suspeito de integrar o esquema. Ele seria o gestor de uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação e também é um dos alvos de mandado de prisão.

Em nota, a corporação explicou:

“A Operação Onzenário investigou fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, em engenhoso esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.”

Os crimes investigados são de associação criminosa, corrupção, fraude em licitação, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.