Com dinheiro na cueca, assessores de candidato são presos

A Polícia Civil do Ceará prendeu neste sábado em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, cinco homens que portavam grande quantidade de dinheiro entre a calça e a cueca. Entre eles, Miguel Carolino de Amorim, irmão do prefeito e candidato à reeleição Naumi Amorim (PSD). O irmão do prefeito e quatro secretários municipais de Caucaia foram conduzidas à Polícia Federal. Eles estavam em um grupo de apoiadores de Naumi. A suspeita dos policiais é de que o dinheiro seria usado na compra de votos.

Segundo o jornal O Povo, de Fortaleza, os suspeitos também levavam objetos e listas de nomes. O valor apreendido não foi informado pela Polícia Civil nem pela PF.

No vídeo do flagrante aparece Antonio Uedson da Silva, procurador-geral adjunto do município de Caucaia, sendo abordado com maços de dinheiro no cós da calça. Além do irmão do prefeito também estão Carlinhos Gomes, vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, o secretário de Patrimônio, Assis Medeiros, e Warner Gomes, secretário de Obras.

As imagens abaixo são do canal do Youtube TV Legnas:

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou o procedimento e informou que a Polícia Civil abordou um veículo suspeito, no Parque Potira, em Caucaia, e apreendeu dinheiro e objetos que dão indício de crime eleitoral. O advogado dos detidos deixou a sede da Polícia Federal sem dar declarações, de acordo com O Povo.

Naumi tem o PDT de Ciro e Cid Gomes na coligação. Apesar disso, Ciro Gomes contrariou o próprio partido e fez um vídeo no primeiro turno apoiando a candidatura de Elmano de Freitas (PT). O prefeito de Caucaia é filiado ao PSD, que regionalmente é controlado pelo grupo político de Domingos Filho, ex-vice-governador do Ceará, e pai do deputado federal Domingos Neto.

O concorrente do prefeito, Vitor Valim, é apresentador de um programa policial na TV Cidade, afiliada local da Record no Ceará. De oposição aos Ferreira Gomes  e próximo politicamente de Capitão Wagner, candidato a prefeito de Fortaleza, Valim é apoiador de Jair Bolsonaro e já o entrevistou quando ele era candidato a presidente em 2018.