Eventos on-line celebram o Dia D, homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Dia de Drummond e o Dia Nacional da Poesia são comemorados em 31 de outubro. O Diversão & Arte preparou um roteiro de cultura para a comemoração dos 118 anos do nascimento do poeta brasileiro. Confira

 (crédito: Rogério Reis/Tyba)(crédito: Rogério Reis/Tyba)
Por Lisa Veit*

Completando 118 anos, não mais de vida, mas de uma importante existência na cultura brasileira, o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade ainda ecoa as belas palavras e o legado poético de sotaque mineiro e verso livre. Em 31 de outubro, comemora-se o Dia D, em tributo ao nascimento do grande literato brasileiro, assim como o Dia Nacional da Poesia, na qual se formatam grandes obras do saudoso Drummond.

Desde 2011, o Instituto Moreira Salles organiza o Dia D, Dia (de) Drummond, com o objetivo de fazer com que a data, que celebra o grande poeta, cronista e contista brasileiro, passe a integrar o calendário cultural do país. Isso porque o autor deixou obras de grande relevância que o consagraram como um dos maiores escritores do Brasil, como Contos de aprendiz (1951), Boca de luar (1984), A rosa do povo (1945), Sentimento do mundo (1940), Antologia poética (1985), A bolsa e a vida (1998), Cadeira de balanço (1966), De notícias e não notícias faz-se a crônica (1974), Amar se aprende amando (1985), Boitempo (1968), entre diversos outros. O Diversão & Arte fez um roteiro da programação que, este ano, celebra a data no espaço virtual. Os eventos ocorrem nesta sexta (30) e sábado (31).

Encerramento da 19ª Semana Drummondiana

Com a poesia A palavra minas como tema, o evento organizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) teve início em 28 de outubro, e segue com programação até o Dia D (31), por meio do canal da FCCDA no YouTube. A programação é gratuita e tem classificação indicativa livre.

Sexta-feira (30/10):

16h – Oficina. Biscoito açucarado craquelado. Ministrada por Rodrigo Bernardi, a oficina é uma homenagem ao poema País do açúcar, de Carlos Drummond de Andrade.
18h30 – Palestra. Os 80 anos do livro Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. O professor Carlos de Cássia Silva promove uma reflexão sobre o livro, que completou, em 2020, 80 anos desde a primeira publicação.
19h30 – Palestra. A coleção drummondiana da Academia Mineira de Letras. O escritor e presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria, apresenta o acervo de 400 crônicas datilografadas e anotadas por Drummond, e que atualmente pertence a instituição mineira.
20h30 – Monólogo. As (in)purezas de Carlos. O sociólogo e ator José Nildo Monteiro apresenta um trabalho cênico de humor que aborda os tipos de afetos nas ações e comportamentos dos cidadãos itabiranos.

Sábado (31/10): Dia D
15h – Oficina. Douglas Henrique ministra oficina Quilling – papel em tiras.
16h – Contação de histórias. Beatriz Myrrha narra o espetáculo Carlos, o menino que colecionava pedras.
17h – Live com lançamento de livro. O professor e escritor Ricardo Pereira lança o livro E se você amasse alguém que ama outra pessoa, inspirado no poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade. Durante a live, o autor conversará com o público.
18h30 – Encerramento. Sarau poético com o programa Drummonzinhos. Yago Rios também participa do encerramento com declamação de poemas.
20h – Encerramento. Show Tony Primo canta Poetas Itabiranos.

Dia D – Dia Drummond 2020

O Instituto Moreira Salles (IMS) promove mais uma edição do Dia Drummond (Dia D), realizado desde 2011, que estará disponível no site do instituto, nesta sexta-feira (30), a partir das 18h. O evento deste ano consiste em três programas: o programa 1, no qual serão oferecidas três aulas (de 60 minutos, cada) com José Miguel Wisnik; e os programas 2 e 3, que consistem em exibições on-line de filmes sobre a vida e obra de Drummond de Andrade: Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade, de Eucanaã Ferraz; e Consideração do poema, de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Moura. É gratuito e tem classificação indicativa livre.

Programa 1: Aulas. Drummond e a Maquinação do mundo. Curso on-line, com três aulas ministradas por José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e cantor, e professor de literatura brasileira na USP. Cada aula terá duração de 60 minutos. Disponível a partir das 18h, na página do IMS. Tradução simultânea em Libras e legendas automáticas em português.

Programa 2: Exibição on-line de filme. Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade (Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade, 2014, Brasil, documentário, 65min. Classificação indicativa livre) de Eucanaã Ferraz, roteiro e direção. Fotografia de Walter Carvalho. Disponível a partir das 18h, na página do IMS. O filme reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. É um retrato do poeta e do homem, reconstituído no filme com humor, ironia, emoção. Do nascimento à morte, um gênio de muitas faces: mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno.

Programa 3: Exibição on-line de filme. Consideração do poema (Consideração do poema, Brasil, 2012, literatura, 71min. Classificação indicativa livre). De Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Moura. Disponível a partir das 18h, na página do IMS. Produzido para a comemoração do Dia D, Consideração do poema apresenta um panorama da obra poética de Drummond a partir de leituras de expoentes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Fernanda Torres, Marília Pêra, Milton Hatoum, Antonio Cicero, Davi Arrigucci Jr., Dráuzio Varella, Cacá Diegues e Laerte, entre outros. O filme é o cartão de visitas do Dia D e traduz a grandeza da obra de Drummond, capaz de aproximar os mais expressivos segmentos da produção artística brasileira.

Dia D – Aniversário de Drummond

Sarau virtual. Com transmissão pelo Facebook da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, de Belo Horizonte (MG), o sarau A distância nos separa, a poesia nos aproxima ocorre nesta sexta-feira (30), às 19h. O evento conta com a participação dos grupos Sarau do Trio e Arautos da Poesia, e da escritora Lavínia Rocha. A realização tem apoio do Instituto Moreira Salles. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

451 MHz, episódio #28 – E agora Drummond?

Podcast. No episódio episódio #28 – E agora Drummond?, disponível desde 16 de outubro nas plataformas digitais, a 451 MHz realiza uma conversa com o jornalista Humberto Werneck, editor sênior da revista Quatro Cinco Um que escreve uma nova biografia do poeta. A conversa também teve participação especial de Ana Martins Marques e Ricardo Aleixo. Confira:

Dia D da Companhia das Letras

Vídeo de leitura. O evento O sentimento do mundo, uma leitura ocorre com lançamento do vídeo que traz declamações de poemas do clássico livro de Drummond, O sentimento do mundo, que completa 80 anos desde a publicação. O material estará disponível neste sábado (31), às 17h, no canal do Youtube da Companhia das Letras. Com participação de Grace Passô, Lauro Moreira, Luisa Arraes e Mel Duarte, o  programa é gratuito e tem classificação indicativa livre.

Sarau literário

Live. O grupo de Facebook Carlos Drummond de Andrade – Poesia realiza uma live de homenagem, para interação com todos que amam Drummond e a poesia do autor. A live está marcada para este sábado (31), às 20h, no Facebook. O evento é gratuito e tem classificação indicativa livre.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Correio Braziliense