Ex-editor do JN: “Globo não é mais o umbigo do universo”

Gabriel Priolli comentou qual o lugar que a emissora ocupa no sistema de televisão

Rede Globo é acusada de demitir funcionários do grupo de risco da Covid-19 Foto: Divulgação

O jornalista e diretor de televisão, Gabriel Priolli, que já foi editor do Jornal Nacional, falou sobre os 70 anos da TV no Brasil, em uma entrevista concedida ao colunista Mauricio Stycer, do UOL.

Ele ajudou a fazer o livro A Deusa Ferida, em 2000, sobre o começo da perda da audiência da Rede Globo. Agora, 20 anos depois, Priolli comentou qual o lugar que a emissora ocupa no sistema de televisão.

– O sistema de televisão é hoje muito maior do que as emissoras abertas e as segmentadas, da TV por assinatura. É uma grande galáxia de audiovisual eletrônico, que deve necessariamente incluir as diversas plataformas na internet que distribuem vídeo, sobretudo YouTube, mas também Vimeo, Twitter, Facebook, Instagram e, agora, Tik Tok. Nessa galáxia, a Globo perdeu a centralidade, não é mais o umbigo do universo, que agora tem justamente a característica de ser multipolar. Mas ela ainda é a principal rede de TV, a mais rica, a mais influente, a mais poderosa, ainda que não seja aquele quinto poder do Estado que já foi – disse ele.