Alan Kurdi: 5 anos após a morte da criança síria parece que o mundo já se esqueceu

Cinco anos e uma memória tão curta. Como eram curtos aqueles shorts, como era pequeno aquele corpinho. Depois de apenas cinco anos, após comoção internacional, a grande maioria esqueceu uma criança de apenas três anos que se afogou. Talvez alguns até torçam o nariz para o nome de Alan Kurdi, pensando que era apenas o navio de uma ONG ociosa. Alan Kurdi quem?

Ele, um sírio de etnia curda, em uma camisa vermelha e shorts, foi fotografado morto em uma praia turca em 2 de setembro de 2015 e a imagem de partir o coração – de bruços na areia – chocou o mundo inteiro (ou assim parecia) .

Alan morreu afogado junto com seu irmão Galib , sua mãe Rehana e outros refugiados de guerra que tentavam chegar à ilha grega de Kos, vindos de Bodrum, na Turquia, a bordo de um barco de borracha.

Há cinco anos mudou a percepção ( famílias inteiras estão em fuga?! ), Despertou espíritos, provocou reações e desencadeou um longo e interminável debate europeu sobre a crise dos refugiados. No final de 2015, quase num piscar de olhos, aqueles que buscavam asilo deixaram de ser chamados de ” enxames de pessoas ” pelo então primeiro-ministro britânico, David Cameron, para serem recebidos com plena e razoável compaixão.

Muitos países europeus agiram rapidamente para repensar as políticas de imigração existentes e toda a linguagem dos refugiados mudou (a Alemanha acolheu 1 milhão de refugiados naquele ano).

E então, apenas para recitar alguns números: as doações diárias para a campanha da Cruz Vermelha sueca para os refugiados sírios aumentaram 55 vezes na semana após a morte de Alan, de $ 3.850 para $ 214.300, enquanto outras doações igualmente extraordinárias chegaram a muitos outras associações humanitárias.

Então tudo acabou. Hoje, todos se esqueceram disso e, de fato, como Save the Children anuncia no novo relatório ” Protection Beyond Reach “, crianças refugiadas e migrantes na Europa “estão piorando cada vez mais”.

Onde foi que nós erramos?

“ Esperava-se que seu afogamento inspirasse novas medidas para proteger crianças migrantes e refugiadas ”, disse Save the Children. Mas não foi assim e a lista de crianças que morrem às portas da Europa ainda é muito longa.

Crianças presas nos portões da Europa

A Save the Children estima que mais de 210.000 menores desacompanhados chegaram à Europa nos últimos cinco anos e que pelo menos 700 deles – incluindo crianças – morreram tentando fazê-lo. E, paradoxalmente, a fronteira externa da Europa continua em maior risco, onde Alan Kurdi perdeu a vida.

Todos estão fugindo do conflito, da perseguição ou da violência, mas realmente parece um beco sem saída.

” Embora alguns menores tenham garantia de segurança e proteção, muitos outros enfrentam obstáculos para obter o status de refugiado ou, em qualquer caso, a proteção oferecida a seus menores vivem em constante medo de serem expulsos ou detidos e têm a possibilidade negada para se reunir com familiares que vivem em outras partes da Europa ” , diz o relatório.

A União Europeia assinou um acordo com a Turquia em 2016 com o objetivo de conter o afluxo de pessoas e que previa um rápido regresso à Turquia para os migrantes que não necessitavam de proteção internacional. Em troca, a UE está empenhada em uma ajuda no valor de bilhões de euros.

Mas, de acordo com a associação, o acordo com a Turquia, juntamente com o financiamento da UE da guarda costeira da Líbia e uma repressão às operações de busca e resgate, fez com que crianças ficassem presas em países de trânsito , incluindo incluindo Marrocos, Líbia, Bósnia e Herzegovina e Turquia, onde “o acesso à proteção internacional é limitado ou inexistente “.

Pelo menos outras 10 mil crianças também estão presas nas ilhas gregas, no que a associação define como ” condições desumanas “. 60% deles têm menos de 12 anos.

Mas as crianças que conseguem acessar os sistemas de asilo na Europa também enfrentam obstáculos, com poucas obtendo o status de refugiadas.

“ Finlândia, Suécia, Noruega e Alemanha introduziram novas restrições que tornam mais difícil para as crianças entrar em asilo ou renovar suas licenças. Muitos recebem licenças temporárias ou toleradas, mas o período de tempo que podem ficar foi significativamente reduzido e as taxas de reconhecimento caíram ” , afirma Save the Children em seu relatório.

Detenção e rejeições

Além disso, vários países introduziram medidas que permitem a detenção de crianças.

“ A nível europeu, os procedimentos de fronteira propostos correm o risco de facilitar a detenção de longo prazo de crianças e famílias. Nas ilhas gregas e em delegacias de polícia na Grécia, as crianças podem ser detidas como uma ‘medida provisória de prisão preventiva ”, diz o documento.

De fato, na Espanha, as novas instalações de detenção permitem a detenção de fato de crianças por 72 horas ou mais nos pontos de desembarque. Na Noruega e na Suécia, as crianças são detidas em procedimentos de pré-remoção. Os AnkER-Zentren na Alemanha (centros de recepção, decisão e repatriação) restringem severamente a liberdade de movimento das crianças.

Outra “tendência preocupante” relatada por Save the Children é o uso crescente de retrocessos : testemunhos coletados em 2018 de 860 crianças que viajavam sozinhas ou estavam separadas de suas famílias revelaram que quase metade eram policiais ou guardas fronteira usou a força para repeli-los.

“ A maioria dessas resistências violentas ocorreu na fronteira entre a Croácia e a Sérvia. Mais de um terço das crianças que viajam na rota dos Balcãs Ocidentais foram rejeitadas em 2019. Quase metade desses casos diz respeito à violência infligida pela polícia ou pelos guardas de fronteira ”.

Para a ONG, “ o forte aumento do sentimento anti-migrante e do populismo radical de direita teve um efeito profundo nas leis e políticas, levando a medidas de controle e segurança que afetam desproporcionalmente as crianças, quer viajem sozinhas. ou com suas famílias “.

É por isso que Save the Children apela aos Estados-Membros para que acabem com a detenção de menores imigrantes e acelerem os procedimentos de asilo e reunificação familiar das crianças.

Enquanto isso, em 13 de março de 2020, três contrabandistas turcos , responsabilizados pelo naufrágio que custou a vida a Alan e outros, foram condenados a 125 anos de prisão por tráfico humano e assassinato.

“Quero que o mundo inteiro nos escute de onde viemos fugindo da guerra ”, disse então, em 2015, o pai do pequeno Alan.

Mas o mundo inteiro realmente tem dificuldade em ouvir. Perdoe-nos.

Do site GreenMe

Fonte: Save the Children – Protection Beyond Reach