Bolsonaro a Moro, em abril: ‘Tenha dignidade para se demitir’

 Foto: Adriano Machado Presidente Jair Bolsonaro e Ministro da Justica Sergio Moro participam de cerimonia no Palacio do Planalto

Relatório entregue pela PF ao STF nesta quarta-feira (2) inclui uma troca de mensagens inédita, por telefone, entre Jair Bolsonaro e o ainda ministro da Justiça, Sergio Moro, informa Rubens Valente no UOL.

O relatório analisou as conversas entre Bolsonaro e Moro de 12 até 23 de abril, véspera da demissão do ministro. do dia 12 ao 23. Elas foram entregues por Moro à PF no inquérito que apura suposta intervenção indevida de Bolsonaro na cúpula da corporação.

Na tarde de dia 12 de abril, o presidente encaminhou ao ministro cópia de uma reportagem publicada pelo jornal “Valor Econômico”, na qual Moro aparece dizendo que a polícia poderia impor coercitivamente medidas de isolamento social e quarentena na crise da Covid-19.

A reação de Bolsonaro foi furiosa: “”Se esta matéria for verdadeira: Todos os ministros, caso queira [sic] contrariar o PR [presidente da República], pode fazê-lo, mas tenha dignidade para se demitir. Aberto para a imprensa”.

Moro respondeu: “O que existe é o artigo 268 do CP [Código Penal]. Não falei com a imprensa”.