Sérgio Moro defende a permanência de Deltan Dallagnol na força-tarefa da Lava-Jato

Dallagnol e a Vaza Jato

Charge do Duke (dukechargista.com.br)

Renato Souza
Correio Braziliense

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro foi as redes sociais para defender a permanência do procurador Deltan Dallagnol no Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba. Deltan enfrentaria o julgamento de ações, suspenso por Celso de Mello, do STF, na sessão desta terça-feira (18/8), no Conselho Nacional do Ministério Público.

Uma das ações que seriam julgadas foi apresentada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO). A parlamentar defende o afastamento de Dallagnol da força-tarefa “a bem do interesse público” e a transferência dele para outra unidade do Ministério Público Federal.

INDEPENDÊNCIA DO MP – Ao Correio, Deltan afirmou que caso esse pedido se concretize, ocorrerá violação da independência funcional do Ministério Público. No Twitter, Moro afirmou que a Constituição prevê a irremovibilidade dos integrantes do órgão.

“A Constituição estabelece prerrogativas para os membros do MP, como a de não ser removido. Essa é a garantia para poder trabalhar com independência. O trabalho da força-tarefa da Lava-Jato, coordenada por Deltan Dallagnol, é um marco para o combate à corrupção”, escreveu.

ACUSAÇÕES A MORO – Sérgio Moro atuou como juiz da Lava-Jato em Curitiba, até pedir demissão para ocupar um dos ministérios no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ele é alvo de acusações de parcialidade apresentadas no Supremo Tribunal Federal (STF), por supostamente atuar em conjunto com o Ministério Público para conduzir os processos no sentido de condenar os investigados, como o ex-presidente Lula.