DIA DA TELEVISÃO

Desde que chegou ao País, há 70 anos, a televisão conquistou o público, ganhou espaço e hoje, em tempos de pandemia e isolamento social, virou uma janela segura para o mundo.

Texto: Charlise Morais / Foto: Acervo Alesp

O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde 1958. A data é uma homenagem a Santa Clara de Assis, declarada padroeira deste meio de comunicação pelo Papa Pio XII. Em 2001, uma mudança no calendário instituiu o Dia Nacional da Televisão em 18 de setembro, data da primeira transmissão televisiva no País. Por esse motivo, temos duas datas para comemorar.


O surgimento da televisão

Desde a metade do século 19, cientistas do mundo todo tentavam descobrir uma maneira de transmitir uma imagem de uma lugar para outro. Várias tecnologias que permitiam essa ‘mágica’ foram desenvolvidas em diversas partes do mundo.

Em 6 de janeiro de 1926, o engenheiro escocês John Logie Baird fez uma apresentação para 50 colegas cientistas na Royal Institution, em Londres, Inglaterra, na primeira transmissão de uma imagem em movimento com seu modelo mecânico de televisão.

Os experimentos continuaram em todo o mundo e rapidamente a televisão começou a surgir: Alemanha e França (1935); Rússia (1938) e Estados Unidos (1939). Mas, o grande boom da TV aconteceria somente após o fim da Segunda Guerra Mundial.

No dia 12 de julho de 1962, o satélite americano Telstar transmitiu as primeiras imagens televisionadas ao vivo entre Estados Unidos e França, primeiro passo para a era da comunicação global.


A chegada da televisão no Brasil

No Brasil, a nova tecnologia desembarcou somente em 1950, mais precisamente no dia 18 de setembro, ocasião em que a TV Tupi foi inaugurada em caráter definitivo em São Paulo, como PRF-3 TV Tupi-Difusora, Canal 3.

Domingo Luís Gallon (esquerda) em ação nos primeiros anos da TV Tupi.MARCIA ALVES/AE

Por iniciativa de Assis Chateaubriand, que comandava o império jornalístico Diários e Emissoras Associados, e com o empenho de um grupo de empresários, artistas e técnicos que acreditaram no sonho de fazer televisão no Brasil, foi criada a primeira emissora de televisão brasileira e a pioneira também na América Latina.


Inauguração da TV Tupi

A inauguração da TV Tupi foi uma noite histórica, cheia de nervosismo e improvisação. Estava tudo pronto quando uma das câmeras falhou. O diretor Cassiano Gabus Mendes decidiu que o programa tinha que ir ao ar “do jeito que desse”.

O programa de estreia, um show de variedades protagonizado por artistas como Wilma Bentivegna, Walter Foster, Lia de Aguiar, Lima Duarte, Romeu Feres, Lolita Rodrigues, entre outros, começou com uma hora de atraso. Com uma das três câmeras pifada, tudo teve de ser reformulado às pressas.

O diretor Cassiano Gabus Mendes.ACERVO ALESP

A noite de estreia da programação foi assistida apenas por uma seleta plateia que jantava no Jockey Clube de São Paulo, por alguns dos proprietários dos 200 aparelhos contrabandeados e distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos 22 receptores distribuídos em vitrines de 17 lojas no centro de São Paulo.

Um dos primeiros aparelhos de TV Invictus fabricados no Brasil na década de 1950.ACERVO ALESP

O alcance da transmissão era de cerca de cem quilômetros, abrangendo cidades como Campinas e Santos. Um ano e alguns meses depois, no final de 1951, estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão, a maioria em São Paulo e o restante no Rio.


A estreia foi cercada de anedotas

Público acompanha transmissão do primeiro programa de TV, no vídeo, Lolita Rodrigues canta o ‘Hino da Televisão’.ACERVO ALESP

Conta-se que após o discurso inaugural, ao estourar uma garrafa de champagne para brindar a ocasião, Assis Chateaubriand teria quebrado uma das câmeras com a rolha ou, em outra versão, com a garrafa propriamente dita, como se faz nos cascos de navios para inaugurá-los.

Lolita Rodrigues cantou no dia da inauguração o ‘Hino da Televisão’, com uma enorme bandeira paulista ao fundo, substituindo a cantora Hebe Camargo, que tinha um compromisso sentimental que não quis adiar.

Somente no meio das projeções da primeira noite, alguém se deu conta de que não havia programação planejada para o dia seguinte.

A primeira dessas anedotas foi desmentida posteriormente.

Sonia Maria Dorce na época em que, vestida de índio, símbolo da TV Tupi, foi o primeiro rosto a aparecer na telinha dizendo “Bom dia, está no ar a televisão brasileira”.MARCIA ALVES/AE