Com febre, Bolsonaro faz exame de Covid-19 e toma hidroxicloroquina

O presidente Jair Bolsonaro disse na noite desta segunda-feira (6/7) que fez uma radiografia do pulmão e um exame para testar se contraiu a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Tô evitando [contato] que eu vim do hospital agora fiz uma chapa [raio-x] agora no pulmão, pulmão tá limpo, fui fazer o exame do Covid agora há pouco, mas tá tudo bem”, disse a apoiadores ao chegar no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto no fim da tarde desta segunda, às 17h42, e chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 18h25. O trajeto entre os dois pontos costuma levar entre 5 e 10 minutos. Nesse intervalo foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para testar se contraiu o vírus.

Segundo a emissora CNN Brasil, o presidente está tomando hidroxicloroquina e tem febre de 38ºC. Ainda de acordo com a emissora, os compromissos presidenciais previstos para esta semana estão cancelados até que saia o resultado do exame.

De acordo com a agenda presidencial, Bolsonaro se encontrou com pelo menos seis ministros de seu governo nesta segunda. Foram eles: os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e José Levi Mello (Advocacia-Geral da União).

Além disso, o presidente recebeu, em seu gabinete no Palácio do Planalto, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o vice-presidente da NTC&Logística, Roberto Mira, e o secretário especial da Cultura, Mário Frias.

Bolsonaro já fez outros três testes para detecção do coronavírus. Em maio, o jornal “O Estado de S. Paulo” entrou com uma ação na Justiça para ter acesso aos exames do presidente. O governo entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) laudos dos três exames, todos com resultado negativo.