COMO OLAVO DE CARVALHO ADIVINHA O FUTURO. Por  José  Nivaldo  Júnior

Resultado de imagem para jose nivaldo junior   Por  José  Nivaldo  Júnior  – Consiltor em comunicação,advogado,historiador, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras.   

Prever o futuro sempre foi um desejo profundo da alma humana. Muitas são as formas utilizadas ao longo do tempo. A observação do vôo dos pássaros; a análise das entranhas dos animais abatidos em rituais; a leitura de mãos, cartas, dados. E por aí vai.

PITONISAS NÃO ERRAM
As mais certeiras videntes de todos os tempos foram as pitonisas de Delphos, na Grécia Antiga. Embriagadas com um certo vapor, antecipavam acontecimentos de forma tão ambígua que cada qual interpretava a seu modo. Jamais erraram.

UM EXEMPLO

Antes de partir para conquistar o mundo, Alexandre da Macedônia consultou a Pitonisa e cobrou clareza. A sacerdotisa respondeu,
Alexandre se deu por satisfeito. “Irás. Vencerás. Voltarás. Não morrerás.”
Como se sabe, Alexandre foi, venceu mas morreu aos 33 anos, sem retornar. Cobrada, a Pitonisa provou que tinha acertado. O que realmente disse foi: “ Irás. Vencerás. Voltarás? Não. Morrerás”. Alexandre foi quem errou. Ouviu o que queria ouvir.

APOCALIPSE NOW

O apocalipse prevê o fim do mundo que deveria acontecer ainda naquela geração. Dois mil anos se passaram. Não chegou mas continua esperado. Milhares de pessoas, espalhadas pelo planeta, juram que será neste domingo 21 de junho. Se estivermos vivos na segunda-feira será mais um fracasso retumbante. Mas não vai desanimar os crentes. Logo acharão mais uma data para agourar.

NOSTRADAMUS

É o vidente mais conhecido e citado de todos os tempos. Usa a técnica da dubiedade. Nunca errou nada. Nunca acertou nada também. É um craque. E continua na mídia.

OLAVISMO E OLAVETES

A mediocridade intelectual do nosso tempo permitiu que um astrólogo de meia tigela fosse elevado à condição de filósofo e se tornasse guru de parte de uma geração no Brasil. Incluindo o atual presidente, seus filhos, muitos amigos.
O guru nomeou meio governo. Deu o tom de políticas que deveriam ser sérias, como as relações internacionais e a educação, para não irmos além. É tão forte que na semana passada esculhambou e ameaçou o presidente e mesmo assim continua influenciando a nomeação de ministros. Mas, na descompostura, fez uma ameaça que tem tudo para acontecer.

A PREVISÃO DO GURU

Dizendo-se abandonado, Olavo adiantou, semana passada, através das redes sociais, usando palavras de baixíssimo calão, o caos do governo e da família Bolsonaro. Ninguém prestou muita atenção fora do círculo dos seus adeptos. Os Bolsonaro toleraram o desabafo mas não levaram a sério as previsões sombrias. Foi um erro. Esta semana o Queiroz foi preso. É nitroglicerina pura. É portador de segredos inconfessáveis. Tem potencial para não deixar pedra sobre pedra no bolsonarismo. Vidente certeiro, esse Olavo.

COMO ELE SABIA?

Há cerca de um ano Queiroz estava abrigado em um imóvel emprestado em Atibaia*.
Muitos já estavam esquecendo dele. De repente, numa operação espetaculosa, localiza-se e prende-se o Queiroz.
No meio da confusão generalizada que se seguiu, um ponto vem sendo pouco valorizado e que eu saiba ninguém fez, na chamada grande imprensa, conexão com as previsões ameaçadoras do guru.
Prestem atenção no detalhe:
FOI UMA FILHA DO PRÓPRIO OLAVO QUEM DELATOU O LOCAL ONDE ESTAVA O HOMEM BOMBA DO BOLSONARISMO.
Ou seja, o próprio Olavo providenciou para que sua ameaça se tornasse realidade.
Algo talvez inédito no campo das profecias.
Assim, até eu leio o que está escrito nas estrelas.

PS* Atibaia. Em Tupi- Guarani, significa alagado, pântano. Em português moderno, lugar azarado para políticos que aceitam imóveis emprestados.