Mourão: “Governo não quer esconder dados. Basta somar”

Vice-presidente comentou mudanças no formato de divulgação dos dados epidemiológicos

“Governo não quer esconder os dados. Basta somar”, diz Mourão Foto: PR/Alan Santos

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), negou que o governo federal tenha o objetivo de esconder os dados da pandemia da Covid-19, com as mudanças no formato de divulgação dos dados epidemiológicos desde a última sexta-feira (5).

– Não vejo que o governo quer esconder os dados, ele mudou a metodologia de apresentá-los. Ele não apresenta os números totais, que basta você somar com o dia anterior – disse Mourão.

Ele deu declarações durante entrevista, neste domingo (7), em Cuiabá, Mato Grosso, onde foi apresentar os dados da operação Verde Brasil 2.

Desde sexta-feira (5), o Ministério da Saúde deixou de informar o número acumulado de casos e mortes, mantendo apenas os dados registrados nas últimas 24 horas.

Os casos que estão em investigação para detectar a doença também deixaram de ser informados. O último dado apresentado era de 4.159, na quinta-feira (4).

Sobre a oficialização da omissão de dados, Mourão disse que a decisão não passou pela vice-presidência, mas admite que o governo possa voltar atrás e divulgar dados mais completos.

– É óbvio que se isso não agradar uma sociedade como um todo, os organismos de controle existentes irão determinar que o governo mude a sua fórmula – afirmou o vice-presidente.

*Folhapress