Em nota, PGR critica fake news e repudia atos que possam “afetar normalidade institucional”

Texto fala também sobre a preocupação do MP com o momento atual

Deu no O Globo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, soltou uma nota neste domingo, dia 31, defendendo a estabilidade e o respeito à Constituição. O texto critica ” as fake news que criam estados artificiais de animosidade entre as pessoas”. O comunicado é assinado em conjunto com o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados, Fabiano Dallazen.

O domingo foi marcado por atos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro. Em Brasília, apoiadores protestaram com críticas ao Supremo Tribunal Federa (STF) e ao Congresso, pedindo inclusive intervenção militar.

COMPROMISSO – “A estabilidade da Nação depende do respeito à Constituição Federal por todos, especialmente pelos Poderes Constituídos. Nosso compromisso é com o Estado Democrático de Direito”, diz a nota. O comunicado assinado por Aras cita ainda o momento de calamidade que o país vive.

“Repudiamos atos que possam afetar o ambiente de normalidade institucional preservado desde a Lei Maior de 1988. Por isso, rejeitamos a intolerância, especialmente as fake news que criam estados artificiais de animosidade entre as pessoas, causando comoção social em meio a uma calamidade pública, com riscos de trágicas consequências para a povo”, diz o comunicado.

PREOCUPAÇÃO – O texto fala também sobre a preocupação do Ministério Público com o momento atual: “O Ministério Público brasileiro está preocupado com este estado de coisas e cumprirá com os seus deveres constitucionais na salvaguarda da ordem jurídica que sustenta as instituições do país”.

Além dos protestos a favor de Bolsonaro, houve, neste domingo, manifestações pró-democracia em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os atos foram organizados por torcedores de times de futebol como Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro.