Centrão na Câmara se divide entre ala bolsonarista e ala ligada a Rodrigo Maia

Maia se mantém como um dos mais importantes lideres

Natália Portinari
O Globo

Apesar do assédio do governo Jair Bolsonaro para conquistar partidos de centro no Congresso,  “centrão de Bolsonaro” não representa a totalidade do grupo na Câmara dos Deputados, que está dividida em três blocos, segundo parlamentares — o centro do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), o bolsonarista e a oposição.

Arthur Lira (AL), líder do PP, capitaneou uma aliança entre dez partidos para compor a “nova base” do governo: PP, PL, PSD, Solidariedade, Republicanos, Patriota, PROS, PTB, Avante e PSC. Contando uma parte do PSL fiel a Bolsonaro, ela é composta por cerca de 230 deputados do total de 512.

“NOVO CENTRO” – Já o deputado Rodrigo Maia tenta articular os demais partidos em um grupo que chama de “Novo Centro”. Esse grupo — composto por DEM, MDB, PSDB, Podemos, Cidadania, PV, Novo e a outra metade do PSL — não participou da última rodada de negociações de cargos com o Planalto.

Com cerca de 153 votos, o “Novo Centro” continuaria sendo o pêndulo da Casa se houver uma votação polêmica. Nesse momento, assuntos que poderiam dividir a Câmara são o projeto de regularização fundiária e o que flexibiliza o registro de armas. Além disso, o Planalto defende a liberação de cassinos no Brasil, proposta ainda não formalizada.

Nas duas alas do centrão, há cautela em relação a esses temas. O diagnóstico é que ninguém está pronto para um teste de fidelidade. Eventualmente, pode haver traições, tanto das bases quanto dos líderes — reservadamente, até lideranças do “centrão bolsonarista” são refratárias à pauta armamentista, por exemplo.

SEM PROBLEMAS – Já a agenda econômica liberal tem andado bem, já que conta com convergência na centro-direita. Nessa semana, Arthur Lira atuou como líder informal do governo para reduzir o impacto fiscal da prorrogação da desoneração da folha de pagamento. Na Câmara, já foi apelidado de “04” pelos colegas, em referência à numeração dos filhos de Bolsonaro.

— O DEM tem identidade com a agenda econômica, mas não com a agenda de costumes, e prefere ter autonomia para divergir nessas pautas — diz o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB).

Nas três “alas” da Câmara, há uma divisão em torno da eleição à Presidência da Casa em 2021 — o grupo de Maia provavelmente vai apoiar Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Apesar de ser do PP, Aguinaldo compõe a ala independente. Arthur Lira também é candidato e conta com a nova proximidade com Bolsonaro para se eleger na Presidência.

ALIANÇA COM DÓRIA – O DEM também está de olho em uma aliança com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para 2022. A proximidade com os tucanos faz com que bolsonaristas desconfiem dos democratas. Efraim Filho nega, porém, que isso tenha peso e diz que está cedo para pensar em 2022.

Outro partido do centro que não pediu cargos nessa última leva é o MDB. Segundo parlamentares da sigla, o partido depende mais das prefeituras do que os demais. Por isso, o presidente Baleia Rossi (SP) avalia que é arriscado carregar a pecha de governista nas eleições. Os deputados do MDB por ora se contentam com outra iniciativa relevante da articulação política de Bolsonaro: o pagamento de verbas “extras”, além das emendas parlamentares, a prefeituras da base aliada. Depois das eleições, o MDB deve avaliar a possibilidade de assumir mais cargos.

E no PSD, embora o líder do partido tenha se unido ao bloco governista, há entre quatro a seis deputados contrários à agenda mais conservadora do governo, como Fabio Trad (MS) e Otto Filho (BA).