HONESTIDADE: Ambulante recebe excesso de ajuda e pede fim de doações

Suspensão das aulas na pandemia da Covid-19 afetou as vendas do idoso que agradeceu a solidariedade de todos e disse que já era possível “vencer a batalha”

Seu Joaquim comoveu a internet Foto: Reprodução

Nesta semana, a honestidade do vendedor de cachorro-quente Joaquim Antônio, de 72 anos, comoveu os internautas. O trabalhador vende o lanche em frente a uma escola no Recife, mas com a suspensão das aulas, ele teve suas vendas afetadas.

É da venda do cachorro-quente que seu Joaquim, também conhecido como Barruada, tira o sustento de sua família. Sem poder trabalhar e com o dinheiro acabando, o idoso pediu ajuda. Para isso, ele usou o celular da neta para gravar um vídeo pedindo doações para sua conta bancária. O vídeo acabou viralizando e, em cerca de três horas, seu Joaquim recebeu quase R$ 8 mil de ajuda.

Ao ver a generosa quantia que havia recebido em sua conta bancária, Joaquim gravou outro vídeo. Dessa vez, para pedir que as doações para ele se encerrassem.

– Vamos parar, por favor, um pouco, que o que vocês me ajudaram já dá para vencer a batalha. Se precisar, a gente pede a vocês de novo, mas, por enquanto, vamos parar. Pela ajuda, muito obrigado mesmo – disse Barruada.

Entretanto, atitude honesta do idoso gerou o efeito oposto. O vendedor de cachorro-quente continuou recebendo doações e elas até aumentaram.

– Muita gente ligando, falando, ajudando. Eu não pensei que merecia tanto, mas graças a Deus a gente tem muito conhecimento, muita gente boa. Está difícil com a minha neta, meu filho, eu, todo mundo sem trabalhar. E a reserva que eu tinha foi embora tudo. Mas pouco, com Deus, é muito – disse.