Diário de Pernambuco impresso voltará a circular em novo formato

Por Ricardo Antunes – O mais antigo jornal em circulação da América Latina voltará em novo estilo, mais moderno e em formato impresso berlinense. Há uma semana, o Diário de Pernambuco comunicou a decisão de suspender a circulação do impresso e sair apenas online durante a crise coronavírus.

A suspensão, mesmo que temporária, gerou muitos comentários por parte dos leitores e jornalistas do estado.
O blog apurou, no entanto, que já existe um grupo no jornal trabalhando apenas nessa mudança que, sem dúvida, vai revolucionar o mercado editorial no estado.

O “Velho DP” tem uma marca consolidada em toda a América Latina, não é apenas o jornal mais antigo, mas uma das empresas que está há mais tempo em atividade. Atualmente, possui cerca de um milhão de seguidores em cada uma das principais redes sociais.
O jornal vai aproveitar a ocasião para se modernizar e oferecer informações com muito mais qualidade aos seus leitores e colaboradores.

Formato

O “berlinense” é um formato moderno, um pouco maior que o tabloide, sendo mais estreito e curto. Seu processo de produção é parecido com o do standard, sendo um pouco menor.

O formato que será adotado pelo DP é usado em vários diários europeus, incluindo o Le Monde, na França e o La Repubblica, na Itália. O jornal The Guardian, do Reino Unido, adotou esse formato em setembro de 2005.