Angela Merkel diz ter ‘provas’ de tentativas de ciberataques russos contra ela

Angela Merkel no parlamento da Alemanha 

BERLIM — A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, afirmou, nesta quarta-feira, que tem “provas” de várias tentativas “escandalosas” de ataques de hackers russos contra ela.

“Posso dizer honestamente que isso é doloroso. Todos os dias tento ter melhores relações com a Rússia, mas, por outro lado, há evidências muito claras de que setores russos foram os responsáveis por isso”, disse Merkel aos deputados do parlamento alemão.

No discurso, a chanceler se referiu a um ataque cibernético, em 2015, contra a Câmara dos Deputados do país. O episódio foi atribuído ao Departamento Central de Inteligência, que é a agência de inteligência militar dos russos. No ocorrido, de acordo com a imprensa alemã, os hackers acessaram dados pessoais da chanceler em um sistema de mensagens. Segundo Merkel, um suspeito foi identificado pelas autoridades.

“No entanto, nós ainda estamos aguardando para tomar atitudes, inclusive em relação à Rússia”, disse a chanceler.

Merkel ainda citou o episódio do assassinato de um cidadão georgiano, em Berlim, em 2019. De acordo com alguns meios de comunicação, a Rússia estaria por trás do ocorrido. À época, dois funcionários da embaixada russa na Alemanha foram extraditados em protesto, porque, segundo o governo alemão, Moscou não estava cooperando com as investigações.

AFP