PF deflagra operação sobre desvio de recursos da educação no Piauí por empresas fantasmas

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União – CGU, a “Operação Delivery”, decorrente de investigação de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União/PI.

Cinco pessoas foram presas – empresários, agentes públicos municipais e um vereador – investigadas pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias.

O inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379 mil em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

De acordo com o Inquérito Policial, a Secretaria de Educação de União/PI teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias, com sede em Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Na ação desta terça, 45 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União cumprem dez Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Fortaleza/CE, além de cinco Mandados de Prisão Preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina/PI.

A palavra Delivery tem origem inglesa e faz referência à forma como o dinheiro foi transportado entre os estados do Ceará e Piauí para entrega ao destinatário final em União/PI.