Opinião: “Mexer com o Centrão dá nisso, Presidente”

 

É preciso ficar bem claro o que aconteceu hoje em Pernambuco: a Polícia Federal realizou uma megaoperação para prender dois ex-funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do estado que eram homens de confiança do deputado federal Sebastião Oliveira (PL).

Sebastião foi quem indicou o novo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em meio às negociações do governo federal com o Centrão. A nomeação do indicado, Fernando Marcondes de Araújo Leão, foi confirmada nesta semana.

A operação batizada de Outline investiga uma organização criminosa que atuou, por exemplo, segundo a Polícia Federal, nas obras da BR-101, na região metropolitana de Recife. São apurados crimes como corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito do DER, na época em que Sebastião chefiava a Secretaria de Transportes.

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar — inclusive em seu reduto eleitoral, Serra Talhada –, além de prenderem dois ex-funcionários do DER. A PF informou que foram coletadas evidências de que a Secretaria de Transportes foi condescendente com as práticas criminosas apuradas, “podendo ter havido recebimento de vantagens por pessoas ligadas à pasta”.

Sebastião Oliveira é sobrinho de Inocêncio Oliveira, que presidiu a Câmara entre 1993 e 1995. Ele está filiado ao PL de Valdemar Costa Neto, mas, alijado da cúpula do partido no estado, comanda em Pernambuco, informalmente, o Avante, partido para o qual diz que vai se filiar na próxima janela partidária. Jair Bolsonaro viu essa notícia? Mexer com o Centrão dá nisso, presidente.

Fonte: O Antagonista