Foto: Reprodução/Divulgação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (6) a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, de 3,75% para 3% ao ano.  O corte foi o sétimo consecutivo feito pelo colegiado, levando o percentual para o menor patamar da história.

O ajuste monetário ocorre em um momento em que a economia brasileira, e a mundial, enfrenta uma das piores crises da história, provocada pela pandemia do novo coronavírus, que levou ao isolamento social e paralisou as atividades no planeta.

“Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 3,00% ao ano. O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2021”, diz a autoridade monetária, em comunicado.