Bolsonaristas apelam e divulgam foto antiga com Moro, Joice e Maia para alimentar fake news

Apoiadores usam foto de 2019 para criar conspiração contra Bolsonaro

Mariana Carneiro e Guilherme Seto
Folha

Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão compartilhando por meio de aplicativos de mensagem e de redes sociais fake news sobre foto de uma reunião de 2019 entre o ex-ministro Sergio Moro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Os bolsonaristas têm compartilhado a foto com mensagens que insinuam que Moro teria se aproximado recentemente de Maia e Joice, que têm tido embates com o presidente.

FAKE NEWS – Em algumas versões da narrativa, bolsonaristas dizem que o encontro entre os três teria acontecido nesta sexta-feira, dia 25, e teria relação com a decisão de Moro deixar a pasta. A falsa narrativa que se tenta disseminar é a de que o ex-juiz teria se aproximado de ambos para conspirar contra Bolsonaro.

No entanto, o café da manhã retratado na foto aconteceu em março de 2019, quando Joice, então como aliada do governo, tentou colocar panos quentes em divergências entre Moro e Maia e avançar na aprovação do pacote anticrime na Câmara.

Maia já trocava alfinetadas com Bolsonaro, mas em clima menos agressivo do que acontece atualmente. Moro e Joice ainda tinham boa relação com o Planalto. Os ataques associados às fake news da foto de 2019 começaram em grupos de WhatsApp de bolsonaristas e logo transbordaram para redes sociais como Twitter e Facebook.

ATAQUES – Como revelado pelo Painel, Moro alertou os funcionários do Ministério da Justiça de que os ataques começariam a acontecer após a sua saída.

Em sua despedida, o ministro não deu mais informações sobre de onde ou de quem podem vir os ataques, mas disse que vão tentar de alguma maneira apontar problemas nos feitos do ministério, por exemplo.