Enquanto Mandetta balança, o fracasso de Guedes é encoberto pela pandemia da covid-19

TRIBUNA DA INTERNET | Guedes mentiu na Câmara, ao dizer que a ...

Charge do Nani (nanihumor.com)

Carlos Newton

Todos já sabem que esse mundo muito louco, tomado pela pandemia da Covid-19, está destinado a sofrer um empobrecimento digno de economia de guerra, embora a China – sempre ela! – anuncie que vai crescer pelo menos 6% este ano, e ainda há quem acredite, como se fosse possível confiar em alguma informação proveniente de uma ditadura de tamanha arrogância, sem liberdade de imprensa e sem existência de oposição.

O fato concreto é que até mesmo os Estados Unidos se encontram em maus lençóis, porque a queda do desemprego e o crescimento do PIB estavam envolvidos numa bolha, que levou ao delírio todos os investimentos em bolsas (valores, mercadorias, futuro e derivativos) e a bolha acaba de estourar, trazendo à tona o agravamento da desigualdade social.

O presidente Donald Trump, que já estava praticamente reeleito, agora terá de enfrentar a realidade dos fatos, conforme o editorial de página inteira do The New York Times no último dia 9, transcrito aqui na TI.

MATRIZ E FILIAL – Se em nossa matriz USA as perspectivas são sombrias, o que se pode esperar aqui na filial Brazil? Quase nada. O presidente Jair Bolsonaro já deveria saber que seu Posto Ipiranga está de tanques vazios. Escolhido meses antes da eleição, Paulo Guedes teve tempo suficiente para traçar a reforma nacional, mas se enrolou todo, fez o serviço pela metade, e a reforma da Previdência teve de ser remendada pelo Congresso, porque a versão original era um presente aos banqueiros.

Em tradução simultânea, terceirizar a economia e entregá-la a Guedes não deu certo. O pequeno czar fracassou. E quem deveria estar próximo à demissão tinha de ser ele, mas foi salvo pelo coronavírus. Mesmo no embalo daquela empolgação com a vitória de Bolsonaro, Guedes conseguiu um PIB menor do que Henrique Meirelles, que no governo de Michel Temer fez o serviço mais duro de tirar o país dos escombros.

POR CONTA DA PANDEMIA – Agora, Guedes está tranquilo. Sabe que nada lhe acontecerá, quem está como bola da vez é o ministro da Saúde, e o fracasso da política econômica ficará por conta da pandemia, que maravilha viver, diria Vinicius de Moraes.

Se entendesse um mínimo de economia, Bolsonaro já teria se livrado de Guedes e entregado a economia a Henrique Meirelles, Armínio Fraga ou André Lara Resende, que exibem projetos mais consistentes, qualquer um deles faria melhor do que o atual ministro, que parece uma barata tonta, imita Bolsonaro e não diz coisa com coisa.

O pior é que se trata de um racista preconceituoso, que não quer encontrar empregada doméstica em avião de carreira e chama de parasitas os servidores públicos, que respondem enfrentando heroicamente a pandemia nos hospitais e postos de saúde.

NÃO ACEITA DEPOR – Investigado pelo Ministério Público Federal por conta dos prejuízos milionários que deu a fundos de pensão durante a Era Lula, na qual essas instituições previdenciárias se tornaram cabides de enriquecimento de sindicalistas, um elemento desse tipo jamais poderia conduzir a economia brasileira.

E que não se diga que as acusações são injustas e foram inventadas, pois se trata de denúncia formalizada pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), após realização de auditorias e tudo o mais.

Como se sabe, Guedes se recusou a depor, alegou que tinha viagem marcada à Europa, depois ficou gripado, até hoje a Procuradoria-Geral da República está aguardando o depoimento, porque o ministro tem foro privilegiado.