Covid-19: Conheça a médica que se reuniu com Bolsonaro

Nise Yamaguchi defende uso imediato da cloroquina e isolamento vertical

Nise Yamaguchi Foto: Reprodução

Uma nova especialista, mais alinhada com o presidente Jair Bolsonaro, poderá ser a nova componente do gabinete de crise do combate ao coronavírus do governo federal. O nome é da oncologista e imunologista Nise Yamaguchi.

Convidada por Bolsonaro, Nise defende o uso rápido da hidroxicloroquina no combate à Covid-19. O medicamento, que tem sido usado em pacientes com a forma grave da doença, é defendido pelo chefe do Executivo com uma das soluções para a cura da doença.

A doutora Yamaguchi é atualmente médica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em entrevistas recentes, ela afirmou que o medicamento é mais efetivo quando usado no início do tratamento.

– [Os médicos] têm obrigação de usar, mesmo de forma preliminar, com o maior controle possível, as medicações que estão disponíveis – afirmou.

A função de Nise no gabinete deverá ser de reunir a produção científica sobre o uso da cloroquina no Brasil e no mundo para que se consiga flexibilizar o uso do medicamento e a prescrição dele aos pacientes. Para isso, será necessário que uma norma seja editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra posição da médica que aponta para a concordância com o presidente Jair Bolsonaro é a defesa do isolamento vertical, quando apenas as populações de risco ficariam isoladas. A ideia já foi defendida pelo chefe do Executivo em diversas ocasiões como forma de evitar um dano grave à economia do país.