Pernambuco selecionará 8 projetos de tecnologia para combater a Covid-19

Desafio Covid-19, do MPPE e Porto Digital, disponibilizará ao todo R$ 1,3 milhão para desenvolvimento de ferramentas para ajudar no combate ao novo coronavírus.

– O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Porto Digital anunciaram, nesta sexta-feira (27), os oito projetos tecnológicos selecionados no Desafio Covid-19. As ideias escolhidas receberão, em conjunto, R$ 1,3 milhão como financiamento. Os principais critérios adotados foram a capacidade das ferramentas de ajudar no combate ao novo coronavírus e a velocidade com que podem ser implantadas.

De acordo com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, o objetivo é tornar o acesso das ferramentas o mais rápido possível à população ou aos agentes de saúde.

“Hoje (sexta) tem reunião para reunir o cronograma de implementação, que pode ser imediata. Algumas dessas ferramentas já estão prontas, outras só precisam fazer uma customização”, disse.

O aplicativo mais demorado deve estar no ar em, no máximo, 10 dias, segundo Lucena afirmou, em entrevista coletiva via internet.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, valorizou o trabalho coletivo que viabilizou a iniciativa.

“Este é um esforço conjunto. Não seria possível sem o Porto Digital, que tem a expertise, e sem a Secretaria de Saúde, que trabalhou muito bem com seus técnicos. Uma parte entra com expertise da informática, outro com conhecimento técnico da saúde e nós com nosso laboratório e a capacidade de mobilização”, declarou.

Também na coletiva via internet, o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que as ferramentas serão úteis no enfrentamento à propagação do novo coronavírus.

“Nas grandes crises mundiais, a humanidade conseguiu se reinventar, e a tecnologia sempre foi importante para isso. Estes desafios [selecionados] fazem crer que a iniciativa foi muito exitosa. Ainda não tive como fazer uma avaliação mais profunda dos trabalhos, mas sem dúvida são oito iniciativas que podem contribuir com esse enfrentamento”, disse.

A iniciativa também contou com a parceria e o apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco.

Confira a lista dos projetos selecionados

  • Anjo Amigo – Empresa: Cells Digital (PE) – É uma rede colaborativa de apoio entre idosos acima dos 60 anos e “anjos amigos”. A plataforma (site e aplicativo) promoverá conexão, monitoramento, auxílio, informação e tratamento dos idosos em isolamento social devido à Covid-19. O apoio se dará através de anjos amigos da sociedade, em geral predispostos a dar uma mão amiga aos idosos em cada estágio da evolução da doença.
  • Central de processamento para monitoramento, comunicação e gestão integrada de dados epidemiológicos – Empresa: Evolutix Gestão Tecnologia/Allis (RJ) – Gerenciamento do fluxo de informações através de uma plataforma, que recebe, em tempo real, os dados sobre casos epidemiológicos – obtidos a partir de diversas fontes, de forma integrada – e permite o monitoramento, predição e gestão ao longo de todo ciclo de vida do caso. Os dados são organizados e os fluxos e procedimentos são disponibilizados para facilitar a tomada de decisão para respostas mais ágil e assertiva à crise.
  • Dynamic Covid Tracking – Empresa: Dycovid (PE) – É uma aplicação para alerta de aglomerações em tempo real baseado em geolocalização e classificação de fatores de risco. Será capaz de definir o grau de risco de contaminação a partir do cruzamento de dados históricos do fluxo de pessoas confirmadas com o vírus.
  • Tecnologia de geolocalização aplicada à mobilidade para entendimento do isolamento social – Empresa: In Loco (PE) – A partir da tecnologia de geolocalização serão criadas campanhas para conscientizar cidadãos que estão em situação contrária ao recomendado no cenário de isolamento social, como pessoas visitando shoppings, parques, etc; e criação de um “placar” de isolamento social que será calculado diariamente com o objetivo de mensurar a evolução, ou não, do isolamento social em regiões geográficas, a partir do fluxo de mobilidade desses locais.
  • Xô Corona – Empresa: Nudging (DF) – O aplicativo promove o isolamento social voluntário empregando ferramentas da economia comportamental, linguagem visual e gamificação, visando reduzir a velocidade de propagação da Covid-19.
  • Medvelox – Empresa: Medvelox (RJ) – Aplicativo de comunicação móvel customizado para necessidades de equipes médicas. É um WhatsApp médico, onde os grupos são “rounds” (termo médico para rodada de atendimento), existe funcionalidade de anexar exames a pacientes, ver gráficos da evolução dos quadros de pacientes, dentre outras funcionalidades.
  • COVID-19 Assist – Empresa: eHealth Potiguar (RN) – Aplicação voltada para profissionais da saúde, permite a consulta rápida a protocolos que auxiliam na tomada de decisões clínicas de forma atualizada, baseando-se em evidências. Será uma ferramenta para educação e preparação dos profissionais de saúde de forma rápida. Também monitora o status de saúde dos agentes.
  • Único passo para transcriptase reversa e PCR em sequência para rápido e fácil diagnóstico de sars-cov-2 em lugares distantes de grandes centros técnicos/científicos/hospitalares – Empresa: Grupo de Biologia Molecular de Malária (SP) – Método em uma única etapa que possa cumprir com o papel diagnóstico para SARS-CoV. Possibilita também uma análise com tempo estimado em cerca de quatro horas e passível de ser aplicada em diversos lugares do Brasil, diminuindo custos, tempo e evitando a superlotação de diagnósticos em centros especializados.

Fonte: G1