SEST SENAT promove uma mobilização nacional de atenção aos trabalhadores do setor

Caminhoneiros

CaminhoneirosFoto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

A partir desta sexta-feira (27), o SEST SENAT promove uma mobilização nacional de atenção aos trabalhadores do setor. A iniciativa reforça a responsabilidade social da instituição e pretende dar suporte aos caminhoneiros no Combate ao Corona Vírus.

No Estado a ação será promovida nas cinco unidades do SEST SENAT. Pernambuco conta com as unidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Caruaru e São Caetano. Durante toda sexta-feira equipes devidamente orientadas quanto ao cumprimento dos protocolos definidos por autoridades de saúde estarão em mais de 130 pontos de rodovias que cortam Pernambuco distribuindo produtos de higiene e de alimentação aos motoristas, principalmente aos caminhoneiros, que têm enfrentado dificuldades em razão das restrições impostas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.

Além disso, o SEST SENAT, por intermédio da CNT (Confederação Nacional do Transporte),solicitou ao governo federal a inclusão dos motoristas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe, que iniciou nesta semana.Também colocou à disposição as suas 155 unidades operacionais bem como as 55 vans do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes para auxiliar nessa ação. A instituição aguarda agora a disponibilização das doses para que os trabalhadores comecem a ser imunizados. Essa medida é considerada fundamental para reforçar a proteção da saúde desses profissionais, que circulam por todo o país e estão garantindo o abastecimento das cidades, e minimizar o risco de sobrecarga ao sistema público de saúde.

É importante destacar que o SEST SENAT, nos diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal, está sujeito à obediência de decretos que determinam a suspensão de atividades e proíbem aglomerações de pessoas. Cumprir essas determinações é uma responsabilidade de todos para evitar a propagação do novo coronavírus. O presente momento exige cuidado para que se evite o agravamento do problema e não se coloque em risco a saúde de mais brasileiros.

Ao mesmo tempo, o SEST SENAT está atento e comprometido em buscar soluções para as necessidades mais urgentes dos trabalhadores do transporte. Essas demandas têm sido monitoradas de perto pela instituição, com o apoio da CNT.

Assim, para realizar a mobilização nacional e garantir a assistência a esses profissionais, uma série de medidas foi adotada pelo SEST SENAT: a intensificação do diálogo com autoridades públicas nas diferentes instâncias;a construção de protocolos de atendimento, necessários para proteger a saúde dos motoristas e dos colaboradores da instituição; e a mobilização de uma ampla rede formada por outras entidades e empresas, para a aquisição de sabonete, álcool em gel, refeições e lanches prontos para serem distribuídos aos motoristas que estão nas estradas. O SEST SENAT também está aberto a receber doações de empresas que queiram contribuir com essa ação.

Vale salientar ainda, que o SEST SENAT buscou orientações com profissionais da área de saúde para que todo o trabalho de atenção seja desenvolvido com elevado grau de segurança. Estão sendo adotadas todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para a abordagem que será realizada pelas equipes do SEST SENAT nas rodovias.

Veja, aqui, os locais de realização da ação.

SERVIÇO:
Transporte em Ação SEST SENAT – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus
Quando: a partir de sexta-feira, dia 27 de março
Local: em 117 pontos de todo o país.
Confira abaixo as unidades que farão a ação em PE

UNIDADE A – Nº 18 – Recife/PE
1 – Posto Pichilau Sul 1 – BR101 – Jaboatão dos Guararapes PE, 54335-000

UNIDADE B – Nº 62 – Petrolina/PE
Posto Paizão II, BR 428 – Petrolina/PE

UNIDADE B – Nº 83 – Cabo de Stº Agostinho/PE
Posto Cotegy – Comporta , Jabotão dos Guararapes, BR 101, KM 90 ( distante 34.1 km) da unidade A

UNIDADE B – Nº 85 – Caruaru/PE
Posto de Gasolina Pichilau , BR 232 (cruzamento com a via local da BR 104)

São Caetano-PE
POSTO PRF – Posto de Gasolina SHELL – BR 232 – Km 149, R. Alto do Rosário, São Caetano-PE