Desgraçadamente, os partidos não têm mais diretrizes nem programas de governo

Resultado de imagem para partidos charges

Charge do Jorge Braga (Charge Online)

Ednei Freitas

Recentemente, postei dois textos aqui na Tribuna da Internet, por se tratar de um jornal basicamente de debate, cujo objetivo principal é ajudar os leitores a discernir sobre a vida política nacional. O primeiro texto continha “Diretrizes do Cidadania23” e o segundo anunciava o Programa de Governo defendido pelo partido.

Ao exibi-los, meu objetivo jamais foi convencer os filiados ou adeptos de outras legendas a aderirem ao Cidadania23. A iniciativa era mostrar que os partidos já existentes e registrados não têm cumprido a legislação que determina a publicação.

SEM PROGRAMA – O fato inquestionável é que  maioria dos partido não têm publicado suas diretrizes nem seus programas de governo, numa falha que parece ser tradição na política brasileira, porque o PT, quando chegou ao poder, em 2003, não tinha diretrizes nem programa, e o mesmo fenômeno se revelou na eleição de 2018, que também não discutiu alternativas administrativas.

Publiquei as linhas-mestras do Cidadania23 para desafiar aos demais partidos, desde a extrema esquerda até a extrema direita, para que também exibam, na Tribuna da Internet, suas diretrizes e seus programas de governo.

Afinal, qual é o programa de governo, por exemplo, da REDE, de Marina Silva, para além da preservação do meio ambiente? Qual são as diretrizes de Bolsonaro (sem partido)? Será que diferem dos objetivos do PSL, partido ao qual esteve filiado?

PARTIDOS SEM RUMO – Até mesmo partidos antigos, como PMDB, PSB, DEM , PSDB, PT e os novatos PSC e Podemos etc. têm obrigação de publicar suas diretrizes e seus programas de governo. Qual é o programa de governo de Dória para candidatar-se à Presidência da República, num partido rachado e sem rumo?

Os eleitores precisam ir para as urnas bem informados sobre os partidos políticos em que irão votar, convenhamos. Não se pode ficar apenas lidando com populismo, com a velha política, com novos autoritarismos ou demagogias antigas.

Para governar (seja em prefeituras, estados e no governo federal) ou para reformar ou criar novas leis, todos os candidatos a cargos executivos ou legislativos precisam ter diretrizes e programa de governo. Mas parece que essas práticas políticas estão meio fora de moda.