Ala militar tenta controlar crise, em meio à insatisfação com Bolsonaro e Guedes

Bolsonaro após falar sobre reunião virtual com governadores do Nordeste, na segunda (23)

Bolsonaro teve sua chance, não aproveitou e agora está isolado

Igor Gielow
Folha

A insatisfação com as reações iniciais do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, levou a ala militar do governo a tentar aplicar um freio de arrumação na gestão da crise do coronavírus.

Desde o fatídico episódio em que o presidente estimulou e participou de atos contra outros Poderes, no dia 15, o que era uma preocupação ganhou ares de emergência.

REPERCUTIU MAL – O descompasso entre o esforço do Ministério da Saúde e a atitude pessoal do presidente repercutiu muito mal entre fardados com assento no governo e também junto às cúpulas da ativa.

O fato de que dois integrantes das Forças na Esplanada, o general da reserva Augusto Heleno (Segurança Institucional) e o almirante da ativa Bento Albuquerque (Minas e Energia), foram infectados pelo novo coronavírus ajudou a ampliar o desconforto.

A situação recrudesceu ao longo da semana passada, com o incidente diplomático entre o filho presidencial Eduardo e o governo chinês, no qual o deputado endossou a teoria segundo a qual o Partido Comunista era culpado pelo alastramento do vírus.

OBRA DE MOURÃO – A parceria estratégica entre Brasil e China é, em boa parte, uma obra de bastidor do vice-presidente, general da reserva Hamilton Mourão, que se empenhou pessoalmente em construir pontes com Pequim.

Com efeito, Bolsonaro ligou nesta terça para o líder da ditadura chinesa, Xi Jinping, para colocar panos quentes na disputa, que fora incentivada pelo chanceler Ernesto Araújo, protegido de Eduardo.

O filho e o ministro são expoentes do setor dito olavista do governo, embora até mesmo o guru da turma, o escritor Olavo de Carvalho, parece ter abandonado a fé em Bolsonaro em postagem recente.

Para um oficial-general da ativa, isso é boa notícia, até porque Olavo agora virou negacionista da epidemia do coronavírus. A própria presença de Araújo na ligação a Xi ensejou um enquadramento.

A ala militar não age em ordem unida, mas hoje tem seu eixo na atuação renovada de uma trinca de generais egressos do Comando Militar do Leste e do trabalho na Olimpíada-2016: Fernando Azevedo (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Walter Braga Netto (Casa Civil).

BRAGA NETTO DESPONTA – Coube a Braga Netto, novato no governo, o papel mais evidente na reorganização do trabalho palaciano. Ele passou nesta semana a ser o responsável por elencar as necessidades que os governadores passaram a apresentar na crise.

Outras questões são mais sutis. Após seguidas frases minimizando a emergência sanitária, Bolsonaro passou a adotar um tom mais contido ao falar do coronavírus —ou ao menos tentou. Nesta terça-feira (24), recuou de forçar competência sobre fechamento de estradas.

Foi aconselhado pelos militares a baixar o tom na sua conflagração com os governadores, em especial João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ), o que de fato ocorreu a partir da segunda-feira (23).

VIDEOCONFERÊNCIA –  Um bom teste ocorrerá na manhã desta quarta (25), quando Bolsonaro estará frente a frente com Witzel e Dória, além dos governadores de Minas e Espírito Santo, em videoconferência sobre o coronavírus.

O protagonismo de Braga Netto também serve ao propósito do presidente de tentar tirar o holofote de Luiz Henrique Mandetta (Saúde), que vinha destoando do chefe no tratamento sério da crise.

A ordem geral, ouvida entre integrantes do governo e também da ativa militar, é buscar estabilizar uma situação que já é bem ruim.

GUEDES É CRITICADO – O vetor econômico preocupa especialmente. O ministro Paulo Guedes, antes visto como esteio do governo, passou a receber críticas devido ao que foi chamado de insensibilidade no tratamento dos efeitos da pandemia em sua área.

A gota d´água foi a edição da medida provisória visando aliviar a situação das empresas, que incluía cláusula permitindo dispensas por quatro meses sem pagar salário aos empregados.

A área militar foi avisada por ministros do Supremo Tribunal Federal de que tal medida constituía um absurdo que seria facilmente questionável na corte.

TOFOLLI ERA CONTRA – Não passou em branco no palácio a declaração do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que à coluna Painel criticou duramente a ideia, por fim abandonada por Bolsonaro.

Como a Folha mostrou na semana passada, a boa vontade de Toffoli com o governo é passado após os protestos pedindo pelo fechamento da sua corte e do Congresso.

A pressão militar contra Guedes, que já havia surgido em outros momentos em que o ministro escorregou, como quando troçou da ida de domésticas à Disney, não significa que haja opções à mesa.

PELA ESTABILIZAÇÃO – Por isso estabilização é o mantra mais ouvido. É consenso entre aliados que a fragilidade política de Bolsonaro, apesar da retenção de seu núcleo de apoiadores na casa de um terço do eleitorado, pede cuidados extremos.

Não só militares, mas praticamente todo observador informado do mundo político em Brasília acredita que o desgaste de Bolsonaro na sua disputa com o Congresso pelo manejo do Orçamento o tornou presa fácil caso o país perca o controle da crise.

Ela tem também o vetor sanitário, cuja a má aprovação de gestão presidencial segundo apontou o Datafolha demonstra rachaduras importantes em estratos bolsonaristas da população.

DIAGNÓSTICO SIMPLES – Voltando à economia, o diagnóstico é simples, mas não simplista: se houver um desastre para emprego e renda, o clima deve solapar o que resta de governabilidade.

O presidente reagiu de forma epidérmica, acusando adversários de tramar seu impeachment. Mas isso ainda não está dado: há panelaços, mas falta “rua”, o que será mais óbvio com o fim das quarentenas à frente, e a efetiva derrocada real da economia.

Em compensação, cresce entre grupos que apoiam o presidente a preocupação com seu equilíbrio emocional sob tais pressões, mesmo com a rede de proteção que tenta se formar em torno dele. Citam declarações fora de tom, como na entrevista concedida ao apresentador Ratinho na sexta (20), ou um certo alheamento, como na fala ocorrida na segunda (23) no Planalto.