Holandeses fazem filas para comprar maconha antes da quarentena

Filas para comprar maconha: governo do país anunciou que fecharia “coffee shops”, famosos por comercializarem a erva 

Enquanto no Brasil as pessoas disputam papel higiênico e álcool em gel no mercado, nas ruas de Amsterdã as filas quilométricas acontecem por outro motivo. A pandemia do coronavírus e o anúncio de quarentena fez com que as pessoas na Holanda garantissem a compra de… maconha.

As filas se formaram após o ministro da Saúde da Holanda, Bruno Bruins, ordenar o fechamento dos “coffee shops”, locais que fazem a venda legal de cannabis.

filas maconhaFoto: Reprodução/ Twitter

Alguns holandeses foram entrevistados pelo portal AFP em uma das filas em frente a uma dessas lojas. “Nos próximos dois meses talvez não conseguiremos comprar maconha, então seria bom ter pelo menos um pouco em casa”, disse um rapaz identificado como Jonathan. “Meu amigo me ligou há cinco minutos, ele viu a entrevista coletiva. Ele é um bom amigo”, completou.

No entanto, na última quinta (19) o governo decidiu voltar atrás da decisão, reabrindo os coffee shops. Assim, a decisão foi tomada para evitar o estímulo ao tráfico ilegal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os Países Baixos possuem 1705 casos confirmados de coronavírus até o momento.