SÃO PAULO – A Festa Literária Internacional de Paraty não acontecerá mais entre os dias 29 de julho e 2 de agosto por conta do ” agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social”. Em nota, a organização da Flip afirmou que a “duração bastante incerta” da epidemia levou ao adiamento da festa.

A Flip 2020 deverá ocorrer em novembro, mas ainda não há data definida. A Flip afirmou ainda que está trabalhando para manter a estrutura da festa e agradeceu “o apoio vital do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores”. A edição deste ano homenageará a poeta americana Elizabeth Bishop (1911-1979).

Até agora, dois autores haviam confirmado presença na Flip: o nigeriano Chigozie Obioma e Danez Smith, uma das principais vozes da poesia e da performance americana atualmente. Smith se define como uma pessoa não binária, ou seja, não se identifica nem com o gênero masculino nem com o feminino. Assim que a Flip tiver uma nova data, todos os convites aos autores serão confirmados.

Polêmicas em Paraty

O adiamento provocado pela Covid-19 é só mais um dos percalços enfrentados pela Flip nos últimos meses. O anúncio da homenagem à Bishop, em novembro passado, foi recebido com resistência por escritores e intelectuais. Além da surpresa pela opção por uma escritora estrangeira (o que aconteceu pela primeira vez na história da Flip), muitos fizeram questão de lembrar o apoio de Bishop ao golpe militar de 1964 e comentários negativos e preconceituosos dela sobre o Brasil para criticar a decisão da curadora Fernanda Diamant.

Após quatro meses de indefinição, Bishop finalmente foi confirmada como homenageada da Flip 2020 no início de março.

— Na época, a pressão contra a escolha foi tão forte que chegamos a anunciar que iríamos considerar uma outra opção — disse, então, Diamant ao GLOBO. — Mas no fim houve um consenso entre nós (a organização e a curadoria) de que ela deveria ser mantida.  O mundo e o Brasil estão derretendo. É tanta coisa acontecendo, tanto cancelamento nas redes, que a polêmica em torno da Bishop já foi até esquecida.

Leia na íntegra a nota da Flip:

Flip 2020 é adiada

A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip sente em anunciar o adiamento da edição 2020.

O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos.

Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020.

Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores.