“Virose, neurose e psicose. É uma rima, não é solução”.

O grupo de risco é de pessoas com doenças crônicas, que estejam com a defesa enfraquecida, e de pessoas idosas. Alexandre Garcia:
 
De novo o assunto é coronavírus. Eu acho que está valendo aquela paráfrase de Drummond de Andrade, “virose, neurose e psicose seria uma rima, não seria uma solução”. Não é solução implantar neurose nem psicose na população. A solução é serenidade em separar as coisas.
 
O grupo de risco é de pessoas com doenças crônicas, que estejam com a defesa enfraquecida, e de pessoas idosas. O risco dos jovens é de serem os transmissores do coronavírus para as pessoas do grupo de risco, é isso que está acontecendo.
O Dr. David Uip, que é um afamado infectologista, foi por cinco anos secretário de saúde de São Paulo, em uma fala ao jornal Valor Econômico, disse que Corona é um velho conhecido, que tem matado 5%, 10% dos casos de gripe, mas que sofreu mutação, e que há doenças pulmonares mais letais como a gripe H1N1 e outras doenças como sarampo, que está com surto em São Paulo, e a dengue.
O surto de meningite meningocócica de 1970 tirou muitas crianças da escola, depois se viu que foi exagero, a AIDS também teve muito temor, muita neurose em torno dela. Agora, o Dr. David Uip faz um alerta, que as doenças sexualmente transmissíveis estão sendo recorrentes, tem crescido desgraçadamente, diz ele.
Então, eu acho que temos que ter calma nesse caso, tomar os cuidados necessários, e água e sabão. Por que água e sabão dissolve aquela chavezinha, aquela anteninha que tem o vírus para penetrar no nosso corpo. Então se ele estiver na nossa mão, água e sabão o destrói. É pela mão que a gente leva a boca, ou ao nariz, ou aos olhos o vírus. Água e sabão é um grande preventivo, não precisa perder tempo na fila do álcool gel.
E uma coisa sobre a Itália: a Itália é o país do mundo, talvez, que mais tenha idosos acamados em casa. E s Itália, durante quase dois meses recebeu turistas chineses, enquanto a China omitia o que estava acontecendo em Wuhan. O médico morreu, os jornalistas que denunciaram desapareceram, os outros cinco médicos ficaram calados, as pesquisas foram destruídas, só dois meses depois que a gente ficou sabendo.
Então, muito turista chinês foi para Itália. E a Europa, de um modo geral, e a China são os países do mundo onde mais se fuma. Então, é onde há mais casos de enfisema, de início de enfisema, de pulmões enfraquecidos.
Tomara que a gente experimente, aqui no Brasil, uma situação diferente, por ser um país tropical, um país muito jovem e um país que agora está evitando aglomerações.
Não podemos exagerar como numa situação que eu vi, um sujeito com megafone tirando de um parque um casal de idosos. Pessoa sentada sozinha num banco sendo xingada pelo sujeito do megafone. Pai brincando com filho, distante de qualquer outra pessoa, sem condições de ter contato que tivesse transmissão.
Outra coisa é a produção. A nossa produção de proteínas para a China vai ter um grande resultado. Já está tendo um crescimento de quase 40% de exportações de carnes em geral, e de soja. É um grande negócio. Agora, por outro lado, os insumos da nossa agricultura, que produz alimentos que vão para a Ceasa, que vão para o supermercado, é que vão custar mais caro se tiver que comprar no exterior, 70% dos fertilizantes vem do exterior. Então temos que olhar para a nossa produção Nacional de fertilizantes para ver se ela cresce, se ela produz mais, se ela ganha produtividade, se ela ganha apoio, para a gente ter também autonomia na nossa produção de alimentos que pode ser gigante e abastecer o mundo.