O PODER FAZ SUGESTÕES A PAULO CÂMARA

Na coluna “Ponto de vista”, publicada na edição de hoje do jornal O PODER, José Nivaldo Júnior indica medidas importantes para minimizar os efeitos da crise, que só dependem da vontade do governador Paulo Câmara.
Leia na íntegra, a seguir.

GOVERNADOR PAULO CÂMARA ESTÁ MUITO MAL ASSESSORADO

Resultado de imagem para jose nivaldo junior   Por  José  Nivaldo  Júnior  – Publicitário,advogado,historiador, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras.   

Inicialmente, vou esclarecer o óbvio: a missão de O PODER é interpretar e ser porta-voz dos anseios da coletividade. Não somos oposição nem situação. Cada um de nós tem opinião e liberdade. Ninguém aqui tem patrão. Cada qual responde pelo que escreve. E só presta contas aos leitores e à sociedade.

OS GOVERNANTES SÓ GOSTAM DE ELOGIOS

Desagradar os poderosos parece ser uma sina universal de quem faz jornalismo sem tutela. Não estamos aqui para espalhar brasas ou criar sensacionalismo barato.
As críticas que externamos são alertas. Quem tem capacidade de entender, faça bom proveito.

GOVERNO BATE CABEÇA NA CRISE

A frase não é minha. Ouvi de um político importante, partidário incondicional do governador.
Este, faz oposição ao governo federal mas não foi capaz de gerar nenhuma solução para além do que foi proposto pelo governo Bolsonaro.
E sem um rumo definido, sem transmitir confiança sequer aos aliados, acaba deixando o mundo político em pânico.

O GOVERNO SEMPRE BUSCA O CAMINHO MAIS FÁCIL

Nem sempre o que funciona na Europa é bom para o Brasil. A nossa realidade econômica e social é muito diversa. Por exemplo: onde é melhor que uma criança esteja, amontoada em casa, sem água ou esgoto, ou em atividades lúdicas controladas nos equipamentos educacionais e espaços públicos?
Ninguém pensou nisso. Sabem por que? É muito mais fácil suspender as aulas. Uma espécie de toma que o menino é teu.

PARAR A ECONOMIA É UM CRIME

Vamos tomar o exemplo da Sulanca e suas correlatas do Agreste. O governo suspende e acha que cumpriu a sua parte.
Ninguém pensou em redimensionar o funcionamento? Ampliar espaços? Disciplinar o acesso? Não. Porque é mais fácil proibir. E com a proibição começam os verdadeiros problemas.
O governador não tem outra proposta: fechar, fechar e fechar. Amanhã fecha tudo. E aí? Até quando?

CASA É LUGAR SEGURO CONTRA A EPIDEMIA

Sua Excelência quer que o povo fique em casa.
Governador, o senhor já passou um dia da sua vida numa habitação popular? Na palafita ou no morro? Já conviveu com crianças em condições de confinamento insalubre, sem alimentação adequada, sem as mínimas condições de higiene? Eu me atrevo a dizer: isso não vai dar certo. Como falou um renomado médico neste espaço: estamos nas mãos do sol, do calor, da umidade.
Se o vírus perder força de contágio nessas circunstâncias, dele não morreremos. Mas e a desnutrição com seus efeitos calamitosos? Talvez as estatísticas das vítimas do coronavírus fiquem bonitinhas. Mas a mortalidade agregada não estará contabilizada.
Pobre não tem poupança. Sem dinheiro, quanto da para aguentar?

A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL

O governador Paulo Câmara está longe de ser um indivíduo de má índole. E pode parar cinco minutos, como profundo conhecedor das financas do Estado, para meditar sobre algumas medidas que estão ao seu alcance e que podem contribuir para a sobrevivência de milhões de pernambucanos.

MUNICÍPIOS ESPERAM PELO FEM

Os municípios, governador, são os mais penalizadas numa hora dessas. O povo corre para quem está mais perto, que são os prefeitos. E esses já vêm sendo sacrificados com encargos demais e recursos de menos. Então, o senhor podia começar liberando o FEM do ano de 2014.
2014, governador. Depois de muitos adiamentos sem explicação, o senhor assumiu solenemente o compromisso de transferir o dinheiro que seu governo deve aos municípios. O senhor mesmo deu o prazo. Não aconteceu. É uma boa hora para cumprir, com atraso, a palavra empenhada.

PAGAR A QUEM DEVE

As empresas prestadoras de serviço ou fornecedoras do Estado teriam um grande alívio financeiro se o seu governo pagasse o que está devendo a elas.
Capitalizadas, as empresas poderão pelo menos manter os salários e pagar em dia os trabalhadores.

EMENDAS PARLAMENTARES PARA FINS SOCIAIS

Uma proposta que o governador pode enviar à Assembleia Legislativa é transformar todas as emendas parlamentares para destinação social durante os próximos meses.
Tenho certeza de que o presidente Eriberto Medeiros e a quase unanimidade dos deputados apoiarão a medida.
Porque, depois dos prefeitos, são eles que melhor conhecem as suas bases, são mais capazes de identificar necessidades e ajudar a sobrevivência do setor mais carente e desprotegido da sociedade.
Maquiavel, no clássico O PRÍNCIPE, alertava que o bom governante é aquele que se cerca de bons conselheiros.
E também pode-se depreender dos seus ensinamentos que as crises consagram os bons governantes e condenam os maus ao lixo da História.
O destino de milhões de Pernambucanos está nas suas mãos, governador.