….E naquele dia precisava esvaziar de mim mesma. Por Renata Carone Sborgia

Por Renata Carone Sborgia

… de repente descobri que o maior arsenal bélico que podemos ter é um espirro ou uma tosse. É tiro certeiro, amigo. De repente muita coisa se tornou não politicamente correta: festas suntuosas, o passaporte lotado de carimbos… De repente a vida ficou num fio da navalha para todo mundo e finalmente não precisamos discutir mais sobre o polêmico Princípio da Igualdade apregoado na Constituição Federal. Dizem no jargão popular: estamos, literalmente, no mesmo barco.

De repente a vida resgatou a família bem ou mal constituída. Finalmente, terei o prazer de vivenciar o que deveria ser natural: todos sentados à mesa conversando olho no olho( não se esqueça que quarentena dá tédio… ninguém aguenta ficar toda a hora no Whatsapp, Facebook, Instagram…). De repente descobri que a incredulidade, muitas vezes sentida por mim, em relação ao ser humano tornou-se um crédito forte na bolsa de valores: investimento na solidariedade.

Os mais afoitos agora são aqueles que se pré dispõe em te ajudar sem a moeda da troca. Ajuda porque é sentimento que nutri alma. De repente tem o polo: não dá mais para levar a sério que dentro do abraço cabe tudo( exceto se for virtual). De repente, amigo, o idoso teve seu lugar reconhecido como ser humano de alta experiência de/em vida. Vale ouro quem tem um… Vejo o seu papel familiar e social, finalmente, reconhecido por todos e com o devido respeito. Penso também que é o momento de resgatarmos aquela história, para mim escorrendo de afeto, sobre o ter na memória afetiva o bolo da vovó.

De repente ser nu é chique, amigo. Esqueça roupas de marcas, joias, carros imponentes… o que dita à moda: simplicidade. Vaidade hoje é dizer: sou básico. De repente hábitos que deveriam ser naturais como lavar as mãos tornaram-se a cartilha do mundo. De repente o casal vai rever sua relação… de repente os pais vão entender que escola é lugar de ensino/aprendizagem e , finalmente, estão cara a cara com suas crias. De repente tem o lado positivo: é a hora de resgatarmos valores.

De repente todo mundo teve sua ficha “ suja”: prisão domiciliar. Quem diria que um vírus fosse parar o mundo. E parou. O mundo parou talvez para nos dar uma chance de rever tudo… é a oportunidade, amigo, que temos de organizar o que, quem… tudo… o que estava na contra mão.Amigo, foi de repente…

Renata Carone Sborgia( Direitos Autorais Reservados)  –  ….e naquele dia precisava esvaziar de mim mesma.