Bolsonaro diz que Maia e Alcolumbre são “hipócritas” por criticarem sua participação em protesto

O presidente Jair Bolsonaro classificou nesta segunda-feira como “hipocrisia” as críticas dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), à sua participação em um protesto contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), realizado em Brasília no domingo. Bolsonaro ressaltou que Maia e Alcolumbre, além dos governadores João Doria (São Paulo) e Wilson Witzel (Rio de Janeiro), participaram de um evento em São Paulo no último dia 9 com mais de mil convidados.

— Eu não vou partir para a hipocrisia, como algumas autoridades presentes, tem (tinham) mais autoridades presentes na Oca do Ibirapuera, 1.300 pessoas. Ou seja, a elite política pode reunir 1.300 pessoas? E eu não posso chegar perto de um povo que foi pacificamente nas ruas sem a minha convocação? — afirmou Bolsonaro, durante entrevista na “Rádio Bandeirantes”.

Maia afirmou que Bolsonaro cometeu um “atentado à saúde pública” ao participar da manifestação e que contrariou as orientações do seu próprio governo. Já Alcolumbre classificou a atitude como “inconsequente”.

O evento a que Bolsonaro referiu-se foi a festa de inauguração da “CNN Brasil”, realizada na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.

O presidente afirmou que há uma “luta pelo poder” e questionou qual a “moral” que essas autoridades teriam para criticá-lo:

— A luta é pelo poder. Repito aqui, essas autoridades presentes com 1.300 convidados na Oca do Parque do Ibirapuera. Que moral tem esses que falaram contra e estão me criticando em ter comparecido a um evento como esse daí?

Para Bolsonaro, “isolar o chefe do Executivo” seria um “golpe”:

— Seria um golpe isolar chefe do Executivo, por interesses outros que não republicanos.

O presidente insinuou ainda que Maia fez “acertos” para deixar determinadas medida provisórias (MP) perderem a validade, como a que mudava a publicação de balanços das empresas nos jornais e que criava a carteira digital:

— O Congresso, o presidente da Câmara, deixou caducar. Não botou para frente. Que acerto que ele fez com a imprensa? Que acerto ele fez com a UNE para caducar a medida provisória da carteira digital? O que está acontecendo que uma simples medida para mudar a validade de carteira de motorista não vai para frente?

Apesar da crítica, Bolsonaro disse que está “braços abertos” para encontrar Maia e Alcolumbre:

— Estou disposto, se o Maia e o Alcolumbre quiserem conversar comigo, sem problema nenhum. Será motivo de satisfação, afinal de contas demonstro que o Brasil está acima de nossos interesses. Estou de braços abertos, pronto para conversar com eles. A solução tem que ser de nós.

Ao participar da manifestção, Bolsonaro rompeu diversos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde para prevenir a disseminação do novo coronavírus: cumprimentou apoiadores, encostou a cabeça nos manifestantes na hora de tirar selfies e pegou diversos celulares para fazer, ele mesmo, imagens. Na quinta-feira, ele havia sugerido que o protesto fosse adiado.

Na entrevista desta segunda-feira, o presidente afirmou que a culpa sobre uma possível propagação do vírus não pode ser atribuída a ele. Por outro lado, disse que se tiver se contaminado, será sua responsabilidade:

— Querer colocar a culpa de uma possível expansão do vírus na minha pessoa porque vim saudar alguns na frente da Presidência da República, em um movimento que eu não convoquei, é querer se ver livre da responsabilidade — disse, acrescentando depois: — Se eu me contaminei, isso é responsabilidade minha.

Bolsonaro disse diversas vezes que os protesto não foi convocado por ele. Entretanto, no dia 7 de março, ele convocou a população a participar das manifestações durante um evento em Boa Vista.

O presidente disse não apresentar sintomas do novo coronavírus e confirmou que fará um novo teste na terça-feira. Na semana passada, um primeiro exame deu negativo, de acordo com o presidente.

Fonte: OGlobo