Sem apresentar provas, Bolsonaro diz que houve fraude nas eleições de 2018

Durante encontro com a comunidade brasileira em Miami, presidente declarou acreditar ter sido eleito no primeiro turno

Paola De Orte

 O presidente Jair Bolsonaro disse hoje frente a uma plateia de cerca de 300 pessoas que acredita que houve fraude nas eleições de 2018, apesar de não ter apresentado nenhuma prova nesse sentido. O presidente já havia feito acusações de fraude em 2018, mas agora, pela primeira vez, disse ter “provas” — sem mostrá-las.

— Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar

As afirmações foram feitas durante um encontro com a comunidade brasileira em Miami, que apoiou o presidente com 80% dos votos no primeiro turno das eleições daquele ano, e com 90% no segundo turno.

— Caso contrário, passível de manipulação e de fraudes. Então eu acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento.

Bolsonaro não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre quais seriam essas provas. Este é o terceiro dia da visita de Bolsonaro aos Estados Unidos, até o momento ele não falou nenhuma vez com a imprensa.

Após o primeiro turno das eleições de 2018, Bolsonaro disse que achava que poderia perder as eleições por fraude nas urnas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou realizar uma auditoria externa do sistema antes do segundo turno.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que jantou com Bolsonaro no sábado, também costuma deslegitimar o sistema eleitoral americano, afirmando que acredita ter havido fraude nas eleições que o levaram a poder em 2016.

Bolsonaro discursou por cerca de meia hora para a plateia, na qual estavam diversos líderes religiosos da Flórida. No início, um pastor local fez uma oração. Bolsonaro contou emocionado a história do seu atentado a faca durante as eleições de 2018, chegando a chorar em meio ao relato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *