Exposição com fotos íntimas é cancelada após denúncia

Obras foram patrocinadas por leis de incentivo à cultura

Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú está interditada por causa de exposição Foto: Reprodução

A Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, está fechada desde o dia 6 de fevereiro e artistas acusam a Fundação Cultural, órgão responsável pela administração do espaço, de cometer censura com mostra que contém imagens de nudez.

A exposição Ruína foi inaugurada no dia 5 de fevereiro, mas foi retirada de cartaz no dia seguinte. Beatriz Mattar, presidente da Fundação Cultural, disse à reportagem que recebeu uma denúncia anônima de “um cidadão incomodado com os conteúdos das obras”, que, segundo ela, não eram de seu conhecimento anteriormente.

Os artistas da mostra, contudo, afirmam que a presidente sabia do conteúdo e que a exposição apresentava aviso de classificação indicativa para maiores de 18 anos, o que é mostrado em fotos tiradas no dia da inauguração.

Ruína surgiu pelo projeto cultural Experiência Lote 84, que foi patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú. Após uma série de oficinas e encontro com cerca de 30 pessoas, 12 artistas se reuniram para promover uma intervenção em forma de protesto a problemas no espaço da Galeria Municipal, que desde 2017 vem sendo interditado sucessivas vezes devido a danos no telhado, como acúmulo de goteiras.

Mattar confirmou a informação, mas afirmou que foi “pega de surpresa” com o conteúdo das obras, que definiu como destoante do objetivo.

A presidente disse ainda que os artistas da exposição descumpriram uma série de regras estipuladas pela fundação e, principalmente por isso, a melhor opção que encontrou após a denúncia anônima foi cancelar a exibição da mostra e interditar a galeria.

*Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *